Conexão Amazônica
GERAL

Boxe construído irregularmente em calçada de escola é demolido pela Prefeitura de Manaus

Publicidade

Uma edificação irregular e não passível de regularização construída na parede do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Maestro Dirson Costa, no bairro Petrópolis, zona Sul, nesta terça-feira, 11/7, foi alvo de demolição administrativa da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com a participação das equipes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O boxe ocupava trecho da calçada e área pública na rua Coronel Ferreira de Araújo, inclusive vedando janelas de uma das salas de aula, impossibilitando a ventilação e a iluminação natural no local, além de impedir acesso ao logradouro público.

Publicidade

A retirada da construção permite ainda a continuação dos trabalhos de revitalização e reforma da unidade educacional, que já estão sendo realizados pela Semed. O ocupante do boxe foi devidamente notificado pelo Implurb para realizar a demolição voluntária, mas não realizou a mesma.

“Além da conscientização, o Implurb tem autuado e combatido mais fortemente invasões e obstruções de logradouros, calçadas e áreas públicas ou até mesmo não permitidas para construção. No caso de ser uma área pública é preciso buscar a prefeitura para verificar as regras e se há possibilidade de uso, se a legislação, o Plano Diretor, permite”, explicou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos em bom estado de conservação pelo proprietário do lote, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

Fiscalização

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o (92) 3673-9305, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, para o disqueordem.implurb@manaus.am.gov.br.

As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Divisão de Controle (Dicon), por meio de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Publicidade

Leia mais

Sesc AM realiza 1ª edição do evento Conexão Saúde  

elayne

Semacc conclui planejamento de metas de 2022 e 2023 para atender plano de ações da Prefeitura de Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus participa de mesa-redonda sobre prevenção de desastres

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais