Conexão Amazônica
DESTAQUETECNOLOGIA

Brasil lidera uso de inteligência artificial e debate se intensifica no AATEC DAY 2025, em Manaus

Publicidade

O Brasil está entre os países que mais utilizam inteligência artificial generativa no mundo. Segundo uma pesquisa global realizada pelo Google em parceria com o Instituto Ipsos, 54% dos brasileiros já fizeram uso dessa tecnologia, um número que supera a média global de 48% registrada em 2024.

O dado reforça o avanço da IA no país e coloca o tema no centro de discussões estratégicas, como as que ocorrerão no AATEC DAY 2025, nos dias 22 e 23 de agosto, em Manaus.

Promovido pela Associação Amazonense dos Profissionais de Tecnologia e Inovação (AATEC), o evento terá como tema central “A evolução dos negócios com o uso da Inteligência Artificial”.

“A programação da AATEC DAY inclui palestras, painéis e treinamentos voltados aos setores público e privado, com foco na aplicação prática da IA, seus impactos na economia regional e seu papel na promoção da inovação social. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Plaza Shopping”, reforça o presidente da AATEC, Wescley Rabelo.

De acordo com Wescley, a escolha do tema é estratégica diante da velocidade com que a tecnologia vem se integrando à rotina das empresas e da sociedade. “A IA vai mudar a forma de fazer negócio. Decidimos trazer especialistas que já utilizam a tecnologia de forma prática para fomentar esse debate no Amazonas”, afirma.

Entre os destaques do evento, estão cases de sucesso, como o da Bemol, e a presença de representantes da Microsoft, que apresentarão as principais tendências do setor. Um dos diferenciais desta edição será o treinamento prático sobre IA, com foco na capacitação da comunidade local.

Rabelo também destaca o potencial da IA para solucionar desafios específicos da Amazônia, como o monitoramento ambiental, além de impulsionar projetos sociais e educacionais. “O uso da IA aumenta a assertividade e o poder de análise. Isso pode gerar decisões mais precisas e políticas públicas mais eficazes para a Amazônia”, ressalta.

Por outro lado, o profissional reconhece os desafios para a adoção da tecnologia na região Norte, especialmente relacionados à falta de mão de obra qualificada e aos altos custos de infraestrutura.

“Ainda é uma tecnologia em expansão e os cursos de formação são recentes. Isso impacta diretamente a velocidade da adoção”, explica.

O AATEC DAY 2025 será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube e interação com o público por meio de comunidades no WhatsApp e Discord. A expectativa é reunir mais de 500 participantes, promovendo networking entre especialistas, empresas e instituições públicas.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura registra mais de 180 mil acessos nos terminais de integração

elayne

David Almeida é reeleito em Manaus

elayne

Operação Status: Polícia Civil prende médico peruano foragido da Justiça em Pauini

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais