Conexão Amazônica
SAÚDE

Brasil se consolida como terceiro país que mais vacinou no mundo

Publicidade

De acordo com o painel Our World in Data, país só está atrás de China e Índia na quantidade de aplicações diárias contra a covid

A velocidade de vacinação no país contra a covid-19 aumentou nos últimos meses a ponto de consolidar a terceira posição do Brasil entre os mais ágeis em doses diárias. Os dados são do painel Our World in Data, coordenado por professores da Universidade de Oxford.

China e Índia, nessa ordem, estão disparadas na frente, seguidas por Brasil e Japão, que travaram uma ferrenha disputa pelo pódio nos últimos meses.https://82fdd4012f137056d04de556b28bab5f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Publicidade

De acordo com o Our World in Data,, em 1º de setembro a China vacinou 12,57 milhões de pessoas naquele dia. Os indianos, 9,09 milhões e o Brasil, 1,94 milhão, setecentos mil à frente dos japoneses, com 1,24 milhão.

A corrida nacional, porém, terá percalços no futuro próximo. A Fiocruz anunciou na quinta-feira (2) que ficará duas semanas sem entregar qualquer dose da AstraZeneca ao país. Além disso, voltaram a ser comuns notícias de estados que estão sem vacina.

Covid-19: Rio suspende 2ª dose da CoronaVac. Veja outras 10 capitais

Em 10 de agosto, o bronze era do Japão, com 2 milhões contra 1,41 milhão dos brasileiros daquela terça-feira.

Em meados de junho, quando o Brasil começava a rondar a faixa de um milhão de aplicações, o país ainda era o quinto colocado. No dia 16, com 941 mil imunizações, o Japão era o quarto colocado (1,10 milhão) e os Estados Unidos, o terceiro (1,17 milhão).

Em 12 de maio, com menos de 500 mil doses, o Brasil estava na sétima posição. Em 12 de março, com 140 mil, estava em oitavo.

Os americanos, aliás, lideram a corrida de velocidade no início da campanha mundial contra o novo coronavírus. Em 24 de março, eles, com 2,49 milhões de doses diárias, eram os primeiros da lista, seguidos por Índia, com 2,29 milhões e China, 2,27 milhões.

Até sexta-feira (3), o Brasil havia aplicado 197.285.447 vacinas, com 64,5 milhões de pessoas com as duas doses ou que tomaram o imunizante da Johnson.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura intensifica serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão 

elayne

Em um ano, Policlínica Codajás registra aumento no atendimento em setores especializados

elayne

Prefeitura de Manaus promove campanha Julho Amarelo para prevenção às hepatites virais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais