A iniciativa faz parte do Projeto “Recicla, Galera”. A ação visa impedir que os resíduos vão parar em aterros e lixões ilegais
– Garantido e Caprichoso assinam documento para destinação correta de isopor das alegorias;
– Segundo a Sema, o isopor é o maior ‘gargalo’ durante o Festival;
– Comércios da ilha também assinam documento para reciclagem de materiais;
Considerado o maior obstáculo ambiental do Festival Folclórico de Parintins, o isopor usado nas alegorias dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido terá uma destinação correta após o encerramento do evento. Isso ocorre após as duas agremiações assinarem um termo de compromisso juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), visando tornar a festa mais sustentável.
A assinatura do documento ocorreu na manhã desta terça-feira (27), no Bumbódromo de Parintins, contando com a presença do presidente interino do Garantido, Adson Silveira, e o vice-presidente do Caprichoso, Karu Carvalho. A iniciativa faz parte do Projeto “Recicla, Galera”, ação ambiental promovida pela Sema, em parceria com a Coca-Cola Brasil. A ação visa impedir que os resíduos vão parar em aterros e lixões ilegais.
“O isopor é o nosso maior ‘gargalo’ aqui no Festival. A gente sabe que durante o evento é usado uma quantidade muito grande de isopor, que tem uma destinação difícil. Esse é um trabalho que começou previamente, então já foram destinadas ‘big-bags’ às sedes dos dois bois, que já estão dando um fim adequado às sobras das alegorias”, afirma a secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.
Compromisso
De acordo com a Sema, até o momento foram entregues 36 ecopontos, que funcionarão como Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, sendo dois desses instalados nas sedes de Garantido e Caprichoso.
“Nós já conhecemos esse projeto há muito tempo, e adotamos essa iniciativa, tendo inclusive ganhado do contrário na quantidade de material reciclado ano passado. Estamos educando o nosso torcedor para entrar no Bumbódromo já fazendo esse trabalho de destinação correta. O valor que recebemos por reciclar mais foi importante também para investir no nosso galpão, então vamos em busca do bicampeonato”, disse o vice-presidente do Boi Caprichoso.
Para o presidente interino do Garantido, a diretoria tem tomado uma série de medidas visando sustentabilidade, indo desde a troca do tipo de isopor usado nas alegorias – sem tinta e poliuretano – até o fechamento de espaço usado para descartar tais materiais.
“É um projeto muito importante, e confesso que não entendi porque o Garantido não ganhou no ano passado. É um trabalho de defesa do meio ambiente, e valor vindo pelo primeiro lugar pode nos ajudar a melhorar nosso processo de reciclagem. Por mais de vinte anos tivemos todo o isopor usado nas alegorias indo para em um lixão a céu aberto, mas desde julho do ano passado iniciamos esse trabalho para a destinação correta do material”, disse Adson Silveira.
Além da assinatura do termo de compromisso, oito estabelecimentos comerciais instalados na ilha tupinambarana assinaram um termo de adesão à campanha. Com isso, os proprietários de tais locais se comprometem a disponibilizar ecopontos nos estabelecimentos e destinar corretamente os próprios resíduos ao projeto.
Michael Douglas / @acritica
(Junio Matos)
Foto: Divulgação