Medida foi adotada para agilizar o acesso das entidades aos alimentos que estão sendo distribuídos por meio da Sejusc, Seas e FPS
O cadastro das associações filantrópicas e instituições de caridade realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que tenham interesse em receber doações de alimentos passará a ser realizado pela internet, por meio do link https://bit.ly/2ViXU0X, até o dia 15 de abril.
A medida foi adotada para agilizar o processo e garantir a manutenção dos trabalhos sociais desenvolvidos pelas instituições filantrópicas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Com isso, o número celular (92) 9410-4599, disponibilizado anteriormente, será destinado somente para retirar dúvidas.
De acordo com a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, o objetivo é fazer que o maior número possível de entidades que desenvolvem ações de cunho social sejam assistidas pela iniciativa.
“Esses alimentos são provenientes de uma parceria com a ADS [Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas], que comprou a produção dos nossos produtores locais, garantindo a esses profissionais a renda, a circulação de recursos e, principalmente, para as pessoas que mais precisam, o alimento em sua mesa. São frutas, verduras e hortaliças; conseguimos, na Semana Santa, comprar peixes para a nossa população. É realmente uma forma de garantir que nesse momento, em que precisamos estar reclusos, não falte comida na mesa do cidadão amazonense”, destacou a titular da Sejusc.
Desde o último sábado (04/04), 400 instituições e pessoas físicas solicitaram doações. Dessas, 50 receberam os alimentos que foram entregues pelas secretarias de Justiça (Sejusc), Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Procedimento – Para conseguir ter acesso às doações, basta preencher o formulário disponível no link https://bit.ly/2ViXU0X. Nele, o solicitante informa o número do cartão CNPJ da instituição (caso tenha), Carteira de Identidade (RG) e CPF do representante legal; em qual município do Amazonas atua; o número de pessoas beneficiadas; entre outros.
Após receber a doação, o beneficiário tem o prazo de até cinco dias úteis para enviar o relatório, contendo imagens da cautela de entrega dos produtos assinada; a quantidade de pessoas ou famílias beneficiadas; e o registro fotográfico da ação.
Três pontos de coleta – Doações de cestas básicas, roupas e produtos de higiene podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em três pontos de Manaus: na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, da Sejusc (SEPcD/Sejusc), localizada na rua Salvador, 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul; no Teatro Amazonas, situado no Largo de São Sebastião, Centro; e na sede da Seas, na avenida Darcy Vargas, 77, Chapada, zona centro-sul.
Todos os produtos doados pelos voluntários individuais da sociedade civil e empresas privadas são destinados aos públicos mais vulneráveis, associações filantrópicas e instituições de caridade, que desenvolvem trabalhos de assistência social voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, mulheres, crianças, população LGBT e pessoas em situação de rua.
FOTOS: Divulgação/Secom