Conexão Amazônica
POLÍTICA

Câmara discute passaporte sanitário da Covid-19 nesta terça

Publicidade

Projeto de Lei cria um documento a ser emitido pelo Ministério da Saúde que vai ser obrigatório em todo o território nacional

Está marcada para esta terça-feira (7), a partir das 10h no plenário 7 da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater o PL (projeto de lei) que institui o Passaporte Sanitário de Covid-19.  O PL 1.158/21 cria um documento emitido pelo Ministério da Saúde que vai ser obrigatório em todo o território nacional até que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declare o fim da pandemia. Até lá, o certificado deverá ser apresentado no embarque ou desembarque aéreo ou terrestre e na hospedagem. Nas viagens ao exterior, porém, caberá ao país de destino a exigência ou não de testes e quarentena. 

Entre os convidados para o debate está presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social), Francisco Eduardo Cardoso Alves; o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Rio de Janeiro, Henrique Lima; e clínico geral, alergista e imunologista Roberto Zeballos. 

Publicidade

Conecte SUS

O aplicativo oficial do Ministério da Saúde para celulares, Conecte SUS, já dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação de forma que o usuário tenha em mãos o acompanhamento de suas imunizações tanto nas redes pública e privada.

Reunião cancelada

Enquanto a Câmara se prepara para discutir o passaporte sanitário, o governo federal cancelou na segunda-feira (6) uma reunião que faria para debater a orientação da Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de exigir que passageiros estrangeiros que queiram entrar no Brasil apresentem um comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O encontro estava marcado para as 17h30 de ontem, no Palácio do Planalto, e teria entre outros participantes, representantes da Casa Civil, dos ministérios da Saúde, Infraestrutura, Relações Exteriores e da Justiça. O ministro da Justiça, Anderson Torres, disse em 25 de novembro que era contra a exigência de comprovante de vacinação da Covid-19 para que viajantes de outros países entrem no Brasil. “Não precisa. A vacina não impede a transmissão da doença. Então de que adianta?”, questionou o ministro. Quando lhe perguntaram se essa é uma posição do presidente Jair Bolsonaro, Torres respondeu: “Essa é uma posição do ministro da Justiça”.

Publicidade

Leia mais

Vereador Peixoto prestigia lançamento do 1° Plano Safra Manaus

elayne

Presidente da Aleam, Roberto Cidade destaca investimentos do Governo do Estado em municípios da calha do rio Madeira

elayne

Deputado Roberto Cidade cobra melhorias no fornecimento de telefonia e internet para o município de Apuí

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais