Conexão Amazônica
POLÍTICA

Câmara Municipal de Manaus aprova projeto que define a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024LDO foi aprovada pelos vereadores e seguiu para sanção da Prefeitura de Manaus

Publicidade

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (28/06), o Projeto de Lei (PL) n.º 287/2023 que define a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. Além do PL, a ser sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), os vereadores aprovaram as emendas parlamentares que vão orientar o orçamento da prefeitura para o próximo ano.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em Sessão Extraordinária, presidida pelo vereador Caio André (PSC). Antes da votação final, os membros da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) aprovaram 16 emendas apresentadas pelos parlamentares à LDO.

Publicidade

O presidente da Casa, Caio André, afirmou que os itens especificados na LDO permitem a destinação de recursos prioritários pela Lei Orçamentária Anual (LOA). As emendas parlamentares à Lei de Diretrizes, segundo ele, contribuirão para a elaboração do orçamento.

“Exatamente nesse sentido, buscando diretrizes para que com a elaboração da LOA, a Lei Orçamentária Anual, venham essas ações dentro desses programas com o destaque orçamentário necessário, e as nossas emendas vem justamente nesse caminho, ao auxílio da elaboração do orçamento feito pelo Executivo Municipal”, pontuou Caio André.

PL – De acordo com o PL, 13 áreas são apontadas na LDO como prioridades da Administração Municipal para o próximo ano: Assistência Social, Comércio e Serviços, Cultura, Desporto e Lazer, Direitos da Cidadania, Educação, Gestão Ambiental, Legislativa, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trabalho e Urbanismo.

O valor corrente da receita para 2024, conforme dados da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), será de R$ 8,7 bilhões, um aumento de 11,79% em relação ao valor deste ano, que girou em torno de R$ 7,8 bilhões.

O PL 287/2023, de autoria do Executivo Municipal, foi votado na Sessão Plenária da última quarta-feira (21/06). O projeto havia recebido o parecer favorável da CCJR e CFEO. Os vereadores da Casa tinham até a última segunda-feira (26/06) para apresentarem emendas. Nesta terça-feira (27/06), os membros da Comissão de Finanças e uma equipe técnica da Semef realizaram uma Audiência Pública para tratar sobre a LDO.

Sessão Plenária – Ainda na Sessão Plenária desta quarta-feira, sete matérias foram aprovadas e seguiram para sanção da Prefeitura de Manaus, sendo quatro PLs, dois de autoria do Executivo Municipal e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman).

Na pauta da Reunião Ordinária, 11 Projetos de Lei também foram deliberados no plenário Adriano Jorge e começarão a tramitar na Casa, dez avançaram para novas comissões e um Projeto de Resolução foi promulgado.

Publicidade

Leia mais

Adjuto Afonso participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

elayne

Agenda do Congresso inclui regras fiscais e CPI Mista do 8 de Janeiro

elayne

Convenção de David Almeida reúne 40 mil pessoas em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais