Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Câmara Municipal de Manaus homenageia mulheres e discute pautas importantes durante 8ª Sessão Ordinária

Publicidade

Um dos destaques foi a proposta do Executivo Municipal que autoriza a doação de imóveis ao Fundo de Arrendamento Residencial, vinculado à Caixa Econômica Federal


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta segunda-feira (10 de março) a 8ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura (2025-2028). A atividade foi marcada por homenagens e importantes deliberações para a cidade. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os parlamentares destacaram a contribuição das mulheres manauaras, reconhecendo o trabalho de vereadoras, servidoras da Casa Legislativa e cidadãs que atuam para o desenvolvimento da capital.

Publicidade

O vereador Joelson Silva (Avante) destacou a importância do Dia Internacional das Mulher, celebrado em 8 de março, como um momento não apenas de celebração, mas também de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.

“Quero aproveitar e me congratular também pelo dia 8, expressando meu carinho, respeito e admiração pela vereadora Yomara Lins, vereadora Thaysa, vereadora Jacqueline, e estendo essa homenagem a todas as mulheres e colaboradores da Câmara. Essa data vai além da comemoração, pois é um momento de reflexão sobre os avanços e conquistas, mas também sobre os desafios que ainda persistem, como a violência contra a mulher”, disse o parlamentar.

Além das homenagens, a Sessão avançou na tramitação de projetos de grande impacto social. Um dos destaques, com pedido de urgência, foi o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, referente à Mensagem n.º 08/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar, por meio de doação, imóveis pertencentes ao patrimônio público municipal ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), vinculado à Caixa Econômica Federal, para fins de implantação de projetos habitacionais de interesse social.

A iniciativa visa facilitar a construção de moradias populares no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, ampliando o acesso à habitação para famílias de baixa renda. O projeto recebeu parecer favorável das Comissões e aguarda sanção do Executivo.

Na área da educação, os vereadores discutiram um Projeto de Lei de autoria do vereador Coronel Rosses (PL) que propõe a criação de um programa municipal de concessão de bolsas de estudo para cursos preparatórios oferecidos por instituições privadas. A medida busca beneficiar estudantes de baixa renda que desejam ingressar no Ensino Superior ou nas Forças Armadas, promovendo a inclusão educacional e oportunidades de crescimento profissional. O projeto foi encaminhado à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação para avaliação.

“Essa nossa iniciativa visa, antes de mais nada, levar conhecimento, abrir espaço para que as pessoas possam realmente se capacitar. Nas Forças Armadas, a gente tem uma grande mão de obra já qualificada, especializada, e a gente só faz abrir a porta para que eles tenham uma qualificação específica ali e seja inserido no mercado do trabalho, com um título, com especialização e até com uma motivação maior para exercer o seu papel da melhor maneira dentro da sociedade”, destaca o parlamentar.

Outra pauta discutida na Sessão foi a aprovação do Projeto de Lei nº 138/2023, que institui o “Dia Municipal da Consciência do Primeiro Voto”, a ser celebrado anualmente em 5 de outubro. A proposta, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos) e subscrita por outros parlamentares, tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância do voto e da participação democrática. O autor do projeto ressalta a necessidade de aproximar a juventude das discussões políticas e legislativas, incentivando o exercício da cidadania. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção do prefeito.

“Entendemos que a juventude não pode ser ignorada. É importante que possamos trazer os estudantes à Casa Legislativa, para que eles possam estar conosco aprendendo a respeito do que acontece no âmbito político para que enxerguem de maneira mais clara e não sejam influenciados pelo que dizem nas ruas, mas entenderem de verdade onde nasce a lei, o porquê da lei, o porquê deles fazerem parte com as suas opiniões, eles fazem parte da sociedade. A opinião deles é muito importante para todos nós”, enfatiza.

Publicidade

Leia mais

Trata Bem Manaus: Obras de esgoto chegam ao bairro compensa e contemplam mais de mil moradores

elayne

Tradição das cartinhas ao Papai Noel encanta o Natal do Shopping Grande Circular

elayne

Prefeitura de Manaus implementa fiscalização intensiva em áreas críticas da cidade para reduzir acidentes de trânsito

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais