Uma campanha de conscientização lançada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) visa alertar para o risco elevado de retinopatia diabética em pacientes com diabetes. A retinopatia diabética é uma doença que afeta os vasos sanguíneos da retina e pode levar à perda parcial ou total da visão.
Estudos indicam que quatro em cada cinco pacientes diabéticos correm o risco de desenvolver algum grau de comprometimento visual devido à retinopatia. A campanha, que se estende por todo o mês de novembro, busca promover o diagnóstico e tratamento precoces da doença.
As atividades da campanha começaram com uma maratona online de conscientização, neste sábado (1º). Também estão programados mutirões de atendimento em diversas regiões do país. Os mutirões, organizados por municípios, podem ser encontrados no site da campanha.
Além disso, o público pode acompanhar a programação ao vivo no canal do CBO no Youtube, entre hoje e domingo. Conteúdo complementar, incluindo vídeos, podcasts e depoimentos de apoio à campanha, estará disponível no site oficial “24 Horas pelo Diabetes”, com atualizações ao longo de novembro.
O diabetes é uma das principais doenças crônicas do Brasil, afetando mais de 16 milhões de pessoas, aproximadamente 7% da população. O acompanhamento da doença está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde em todo o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) também fornece materiais para medição e controle do diabetes, auxiliando os pacientes no gerenciamento da condição. A diabetes pode levar a diversas outras doenças, como demências e doenças metabólicas. A própria diabetes é uma doença com risco de complicações metabólicas e circulatórias, podendo levar à morte se não for devidamente tratada.
Foto: Reprodução


