Conexão Amazônica
CIDADES

Campanha ‘Doe um Frasco de Amor’ arrecada potes para armazenamento de leite humano

Publicidade


Como parte das ações da Semana de Amamentação e do Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) lançou a campanha “Doe um Frasco de Amor” para arrecadação de potes de vidro para o Banco de Leite Humano (BLH) do Estado.

Os frascos serão utilizados para o armazenamento de leite materno do BLH, que atende crianças prematuras de Manaus e dos municípios do interior do Amazonas. Em 2019, o Banco de Leite do Estado atendeu mais de 4,8 mil bebês prematuros por meio de 1,9 mil litros de leite distribuídos.



Para o melhor armazenamento e esterilização, os potes doados devem ser de vidro e com tampa plástica rosqueável, no estilo dos recipientes de café solúvel. Além do armazenamento, os frascos são utilizados para pasteurização e distribuição do leite seguindo as normas de segurança dos órgãos de vigilância sanitária.

Os potes podem ser doados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no Banco de Leite Humano da Maternidade Ana Braga, situada na avenida Cosme Ferreira, s/nº, bairro São José; no BLH Galileia da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, localizada na avenida Samaúma, 630, Cidade Nova; e no BLH da Maternidade Balbina Mestrinho, situada na rua Duque de Caxias, 1.142, Praça 14.

Para doações a partir de 10 potes, a equipe do Banco de Leite vai até o local onde está o doador. A coleta dos itens deve ser agendada pelos telefones 3647-4235 (Ana Braga); 3182-4509 (Balbina Mestrinho); e 3643-5523 e 99170-5783 (Azilda Marreiro). Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos de nutrição e bioquímicos que fazem parte da equipe do BLH participam da coleta.

Leite materno – Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até 2 anos.

O leite humano coletado é utilizado para a alimentação de bebês internados e que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Por meio do leite materno, a criança tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

FOTOS: Rodrigo Santos/Susam

Publicidade
Publicidade

Leia mais

SSP-AM vai ampliar projeto de inclusão digital para idosos

elayne

Prefeitura de Manaus realiza revitalização de paradas de ônibus e centro comunitários

elayne

USF Balbina Mestrinho e laboratório Distrital Norte suspendem atividades a partir desta segunda (30) para reforma

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais