Conexão Amazônica
GERAL

Campanha “Não Bata, Eduque” pede fim da violência contra crianças e adolescentes

Publicidade

A campanha “Não Bata, Eduque” é realizada pelo terceiro ano consecutivo e começou nesta sexta-feira, 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência, que celebra seis anos da Lei Menino Bernardo.

A legislação proíbe o uso de castigos físicos, tratamento cruel ou degradante com o pretexto de educar em lares, escolas e outros espaços de convivência de crianças e adolescentes.

O nome foi inspirado no caso de Bernardo Boldrini, um menino gaúcho de 11 anos que foi assassinado, em 2014, pelo pai e a madrasta. Bernardo sofria maus-tratos e chegou a realizar uma denúncia, mas não foi atendido.

Porém, com a chegada da pandemia da Covid-19, a realidade trouxe o confinamento como principal forma de evitar o contágio da doença.


Uma das consequências da quarentena, conforme sinalizam entidades, é o aumento da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Segundo o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, desde o início das medidas de isolamento, o Disque 100 registrou cerca de 600 denúncias relacionadas à pandemia e à violência contra esta parcela da população, mas organizações da área da infância e adolescência atentam para a subnotificação – muitos casos não são denunciados, dificultando a ação dos órgãos competentes.

Inteiramente virtual, na forma de cards, vídeos, podcasts e lives, para seguir as orientações das autoridades sanitárias, a campanha desse ano adota como tema “É possível educar sem violência”, trazendo informações e as vozes de meninas e meninos sobre algo que lhes afeta diretamente. De suas casas, um grupo de crianças e adolescentes apresentaram soluções educativas a conflitos cotidianos envolvendo pais, mães, cuidadores e filhos/filhas.

Publicidade

Leia mais

Saiba mais sobre os 5 tipos de carreira profissional

elayne

Mawa Tattoo celebra novo espaço no Millennium Shopping, com tatuagens a partir de R$50

Daly Ruiz

Prefeitura certifica mais de 200 pessoas em cursos de capacitação e qualificação profissional, no mês de agosto

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais