Conexão Amazônica
CULTURA

Campeões da Categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas serão conhecidos na segunda-feira

Publicidade

Os 64 grupos folclóricos e os seis bois-bumbás de Manaus vão disputar a vaga para permanecer na Categoria Ouro em 2024

Na próxima segunda-feira (31/07), serão conhecidos os campeões da Categoria Ouro do 65° Festival Folclórico do Amazonas. A apuração das notas dos jurados acontecerá no auditório Daniel Gentil do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), avenida Silves, Distrito Industrial (antiga Bola da Suframa), em dois horários: às 10h, dedicado aos grupos folclóricos, e às 14h, aos bois-bumbás de Manaus.

Publicidade

O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura de Manaus. No CCPA, durante 13 dias, foram avaliados por oito jurados, os 64 grupos folclóricos das Danças (Nordestina, Nacional, Internacional e Regional), Garrote (Tradicional e Regional), Quadrilhas (Tradicional, de Duelo, Alternativa e Cômica), Cirandas, Tribos e Cacetinhos.

Outros doze jurados, no Sambódromo, vão avaliar os bois de Manaus na modalidade Master B, que são o Clamor de um Povo, Tira Prosa e Brilhante e, na modalidade Master A, os bois Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão.
Até chegar aos campeões, há todo um processo para garantir a lisura do resultado que vai desde a escolha dos jurados, ao transporte e armazenamento das notas, que ficam sob a responsabilidade do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas. As notas só serão divulgadas no dia da apuração com a presença de representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, dos grupos folclóricos e dos bumbás.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, afirma que a idoneidade de todo processo que envolve as notas das apresentações, é uma das características vitais para dar continuidade à tradição folclórica.

“Chegamos à 65ª edição do festival, considerado o mais antigo do Estado, posto que se deve a vários fatores, como a organização, a equipe técnica envolvida, o apoio financeiro do Governo do Estado aos grupos folclóricos, um corpo de jurados técnico-artístico comprometido e a transparência da secretaria de cultura”, disse Marcos Apolo. “Todos os anos, os grupos participam com novas produções, temas inovadores, mas sempre preservando a essência do folclore popular”, continua o secretário.

Cada modalidade é avaliada segundo requisitos diferenciados. Os grupos folclóricos e bumbás disputam o lugar mais alto do pódio da Categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas e lutam contra o rebaixamento para as categorias prata e bronze. Entre os requisitos de avaliação, estão, ritmo, harmonia, coreografia, destaques, indumentárias, apresentador, entre outros; comuns aos demais grupos.  

Sigilo

Uma das integrantes da Comissão Organizadora da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Cieny Farias, explica que a lisura de todo processo vai desde a escolha dos membros.

“São professores, mestres e doutores atuantes nas instituições de ensino do estado, faculdades, instituições públicas e organizações não governamentais de cunho cultural. Temos profissionais de diversas áreas do conhecimento, como antropologia, artes visuais, teatro entre outras”, cita Cieny, responsável por acompanhar a banca de jurados.

“A secretaria oferece toda estrutura, vai buscá-los e deixá-los em casa, não tem contato com o público, ficam em uma sala e, quando vai iniciar o festival, eles seguem para as cabines”, conta.

O sigilo acompanha o decorrer de cada noite de apresentação, quando formulários com as notas são assinados pelos jurados e os membros da comissão organizadora da secretaria de Cultura, posteriormente, acomodados (original e cópia) em envelopes lacrados e transportados ao Comando Militar de Manaus.

(Foto: Marcio James)

Fonte: acritica

Publicidade

Leia mais

Carnailha é patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após pedido da deputada Mayra Dias

elayne

Carnaval na Floresta: Sejusc vai atuar na prevenção das violações de direitos humanos

elayne

Projeto de música contemplado no Edital Thiago de Mello é apresentado a alunos da educação infantil da prefeitura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais