Conexão Amazônica
BRASILSAÚDE

‘Capitã cloroquina’: secretária de Pazuello confessa que organizou missão para difundir medicamento no AM

Publicidade

A secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, confirmou que ela foi responsável pela organização de uma comitiva de médicos que foi ao Amazonas para difundir o uso da cloroquina como tratamento contra a covid-19. Não existem estudos definitivos sobre a eficácia do medicamento no combate ao coronavírus.

Durante depoimento ao MPF (Ministério Público Federal), ela diz que o ministério incentivou o uso do fármaco em diversas visitas de médicos voluntários a unidades de saúde de Manaus. A viagem aconteceu em janeiro, apenas dias antes do colapso do sistema e da crise de falta de oxigênio.

Publicidade

Pinheiro é auxiliar do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e ocupou o mesmo cargo durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello.

A função das visitas era conversar com os colegas médicos -todos os profissionais eram médicos- e tentar orientá-los sobre o atendimento precoce na unidade“, disse ela. As visitas, de acordo com a secretária, aconteceram em 13 unidades de saúde da cidade.

Pinheiro confirmou ainda que o ofício não apenas cobrava a adesão dos médicos ao tratamento precoce como orientava o uso de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina.

Os únicos medicamentos que foram aprovados para a doença no Brasil são o remdesivir, cujo tratamento custa em torno de 17 mil,  e o REGN-COV2, cujo tratamento custa entre 15 e 25 mil reais. Ambos são para uso em pessoas com sintomas da infecção pelo coronavírus e já receberam o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em comparação

O depoimento aconteceu no contexto das investigações do MPF sobre as ações dos governos estadual e federal durante o colapso do sistema de saúde do Amazonas. Pinheiro é uma das 6 pessoas que respondem à ação por improbidade administrativa. Além dela, o ex-ministro Pazuello e o ex-secretário-executivo da pasta Élcio Franco também são alvos da ação.

Além do MPF, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado também fez questionamentos sobre promoção de medicamentos como a cloroquina. Já existem 6 pedidos de convocação de Pinheiro na comissão do Senado. Os requerimentos são de autoria dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Pazuello, de acordo com a secretária, foi quem delegou a tarefa de organizar as ações em Manaus. O depoimento do ex-ministro precisou ser adiado depois que o militar informou que teve contato recente com pessoas com covid-19 e pediu para não comparecer. Uma nova data foi marcada para depois do período de quarentena de Pazuello, em 19 de abril.

Nesta quinta-feira (6), o atual ministro da Saúde Marcelo Queiroga será ouvido pelos congressistas. A sessão começa às 10h da manhã.

Publicidade

Leia mais

Covid-19: governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos

elayne

Conheça os impactos dos fogos de artifício para crianças autistas

Daly Ruiz

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais