O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) cobrou novamente a prioridade na vacinação para policiais militares e bombeiros no Amazonas.
O vereador participou de uma reunião, nesta quinta-feira (11), com o Presidente da Associação Dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares do Amazonas (AOPBMAM),Tenente-Coronel Emerson Barros, e o Procurador-Geral do Município (PGM), Marco Aurélio Choy.
O parlamentar defendeu a importância da inclusão dos militares na primeira fase de imunização contra a Covid-19, pois tanto o efetivo da Polícia Militar (PM) quanto o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
“É fundamental assegurar a proteção dos militares, o serviço de segurança não para. A categoria está exposta ao risco de contágio. Não há motivo para não serem priorizados”, disse.
De acordo com o Procurador-Geral do Município, o processo está sendo trabalhado de forma transparente, respeitando as regras da Comissão de Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) estabelecido pelo Ministério da Saúde.
“É louvável a preocupação do vereador e do TC PM Emerson Barros com agentes tão importantes para a nossa sociedade”, afirmou Marco Aurélio Choy.
O vereador já havia protocolado um requerimento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em janeiro, solicitando a inclusão dos militares na primeira fase de imunização contra a Covid-19.
De acordo com as Associações dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (AOPBMAM), já foram registrados 44 óbitos por Covid-19 desde o início deste ano.