GERAL

Carnaval de Manaus 2023: Segunda noite do desfile das escolas de samba marca principal disputa do Carnaval no sambódromo

Publicidade

Com toques de tradição nos carros alegóricos e nas fantasias, além do contagiante ritmo das baterias, as nove escolas de samba do grupo “A”, fomentadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apresentaram um desfile acirrado, durante a noite desta sexta-feira, 17/2, no segundo dia de desfile oficial do Carnaval 2023, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

Mocidade Independente da Raiz abriu o desfile às 20h, com o tema “Noites do Oriente”, seguida de Império do Havaí e Beija Flor do Norte. Acadêmicos da Cidade Alta entrou na avenida às 23h30. Na sequência, Sem Compromisso e Presidente Vargas que, mesmo debaixo de chuva, conseguiram animar seus torcedores. Dragões do Império, Tradição Leste e Mocidade Independente do Coroado ficaram encarregadas de fazer o encerramento do desfile, que foi até a madrugada de sábado, 18, às 4h30.

Publicidade

A vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, destacou o desfile das escolas de samba como um marco importante para a retomada do Carnaval, e de estímulo à economia, que movimenta toda a cadeia criativa cultural e turística da cidade com serviços.

“Mais do que a disputa pelo acesso ao Grupo Especial, para muitas escolas, o momento aqui é de celebração. Especialmente para os artistas ligados diretamente a elas, que sofreram os impactos da pandemia, de forma severa. O prefeito David Almeida sempre teve essa sensibilidade e inclinação aos movimentos culturais. E, como ele acompanha os indicadores do impacto cultural e econômico da festa há muitos anos, autorizou não apenas o fomento mas, também, um reajuste de 20% na verba”, afirmou.

A Manauscult destaca ainda a ação integrada dos órgãos municipais, a fim de garantir o sucesso da festa: monitoramento com câmera no quadrilátero do evento; operação de trânsito e reforço das linhas de ônibus; suporte de saúde com ações preventivas; proteção social; esquema especial de limpeza; orientação ao comércio informal, dentre outros.

De acordo com o regulamento, as escolas tiveram 50 minutos para se apresentarem. A disputa pelo campeonato termina, efetivamente, nesta segunda-feira, 20, quando acontece a apuração das notas dos jurados.

— — —

 – Emanuelle Baires / Manauscult

Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult

Publicidade

Leia mais

Prefeitura fiscaliza uso de vagas para idosos e PcDs em supermercados e shoppings da zona Centro-Sul

elayne

HPS João Lúcio procura familiares de paciente que está internado na unidade

elayne

Casario do século 19 recebe instalações de forro e esquadrias de madeira, em obra da prefeitura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais