Conexão Amazônica
SAÚDE

Carregamento com 160 mil metros cúbicos de oxigênio já está abastecendo unidades de saúde da capital

Publicidade

Distribuição iniciou ainda na tarde de domingo (24/01)

O carregamento de 160 mil metros cúbicos de oxigênio, que chegou a Manaus no início da tarde de domingo (24/01), começou, imediatamente, a ser distribuído na rede de saúde de Manaus. A carga tem sido destinada, inicialmente, ao abastecimento de unidades com maior fluxo de pacientes. Entre as unidades abastecidas nesta segunda-feira (25/01) estão os hospitais 28 de Agosto e Platão Araújo.

Publicidade

“Esse abastecimento extra está vindo para viabilizar o atendimento desses tanques na completude. Nós estamos enchendo o tanque na totalidade dessas unidades e, com isso, conseguindo dar um alívio para a empresa que já fornece o oxigênio do Estado, que está conseguindo se dedicar para as unidades menores e, também, para o abastecimento de gases tanto na capital quanto no interior”, detalhou Raquel Tapajós, coordenadora do abastecimento de oxigênio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A coordenadora alerta que a carga tem ajudado no abastecimento das unidades, mas o Estado segue trabalhando em outras frentes para suprir a alta demanda por oxigênio.

“É importante lembrar que essa não é a solução final dos nossos problemas. Esse abastecimento extra vem para dar um apoio, temporariamente, e para que possamos nos organizar com outras alternativas, que já estão sendo buscadas pelo Estado: como o abastecimento contínuo dessas outras carretas; a aquisição de usinas; de concentradores de oxigênio; para a capital mas, principalmente, para mandar para o interior, onde a logística é mais difícil”, enfatizou Raquel.

Ela destaca, ainda, que o abastecimento é dinâmico para atender à alta rotatividade de pacientes, que necessitam do insumo nas unidades de saúde.

“Uma das vantagens, de estar com essas carretas no suporte, é que temos a possibilidade de abastecer essas unidades com um dinamismo maior. Conseguimos chegar nessas unidades com maior celeridade e, com isso, dar mais segurança para as equipes trabalharem”, finalizou Raquel Tapajós.

Comboio – O carregamento de 160 mil metros cúbicos de oxigênio chegou a Manaus ontem (24/01), em um comboio de carretas que aportaram em duas balsas no Porto da Ceasa, vindas de Porto Velho (RO), por meio da rodovia BR-319. O oxigênio é da empresa de gases Air Liquide Brasil e foi transportado por carretas da IC Transportes. A primeira frota saiu na quarta-feira (20/01) e a segunda na quinta-feira (21/01) de Porto Velho. No total, o comboio percorreu 877 quilômetros até Manaus.

FOTOS: Herick Pereira

Publicidade

Leia mais

Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas é atualizada pela FVS-AM, nesta sexta-feira (22/01)

elayne

SES-AM e Semsa Manaus definem subcomissões para reorganização do sistema de saúde na capital

elayne

Estudo encontra vírus que causa a febre do Nilo Ocidental em Minas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais