População da Zona Leste pode procurar a unidade móvel para atendimentos gratuitos na área de família
Manaus (AM) – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (16), a “Carreta da Defensoria”, com o objetivo de levar os serviços da instituição para mais ainda perto da população de baixa renda da capital e da Região Metropolitana.
O primeiro ponto de atendimento será ao lado do Shopping Phelippe Daou (Shopping T4), na Zona Leste, das 8h às 17h. Os atendimentos acontecem até terça-feira (17) e fazem parte da programação da “Semana do Defensor”.
De acordo o defensor público Danilo Germano, coordenador do Programa Defensoria Itinerante, os atendimentos são para as pessoas carentes e que precisam de assistência jurídica. Nesse primeiro momento, os serviços serão voltados principalmente para a área de família. Na carreta, o interessado não precisa realizar agendamento prévio, o atendimento será por ordem de chegada.
Os trabalhos vão começar no início da manhã, mas às 10h está prevista a solenidade de inauguração, com a presença do defensor público-geral, Ricardo Paiva.
“Nossa meta é estar cada vez mais perto da população, que necessita dos nossos serviços, e que muitas vezes não tem condições mínimas de arcar com os custos de um processo judicial. Essa iniciativa vai facilitar o acesso à essas pessoas”, afirmou Paiva.
Os próximos locais de atendimento da Carreta da Defensoria ainda vão ser definidos, para posterior divulgação.
Sobre a carreta
Com 15 metros de comprimento e aproximadamente 60 metros quadrados de área útil, a unidade móvel é climatizada e possui acessibilidade, com elevador para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, banheiro com barras de apoio para cadeirantes e alarme de emergência audiovisual. Internamente, o veículo conta com ampla estrutura, podendo ser utilizado com 11 estações de atendimento; sala de espera para 12 pessoas; sala privativa de audiência/conciliação; e internet.
*em tempo