Conexão Amazônica
CIDADES

Carta pede reforma de decreto que reduz IPI para manter competitividade da ZFM

Publicidade

Políticos e entidades querem que Bolsonaro crie mecanismos para proteger modelo econômico

O prefeito de Manaus, David Almeida, divulgou na noite desta quarta-feira, 02/03, a carta pública que será entregue ao presidente Jair Bolsonaro, reafirmando a importância das vantagens comparativas do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), para a manutenção de mais de 600 mil empregos diretos e indiretos em todo Amazonas. A entrega do documento deve acontecer na próxima semana.

Publicidade

A carta pede a reforma do decreto 10.979/22, que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25% para a maioria dos produtos, para manter os anseios da indústria nacional, “criando mecanismos técnicos devidos de proteção à produção industrial da Zona Franca de Manaus”.

“O decreto, ao não excepcionalizar a Zona Franca de Manaus da redução do IPI, só prejudica o povo amazonense. A extinção do emprego formal é uma ameaça concreta à preservação da floresta, inclusive”.

No documento, entidades e políticos deixam clara a quebra de confiança no governo federal. “Não podemos deixar de registrar a necessidade da retomada de confiança no governo federal. A sociedade amazonense confiou no compromisso externado por tantos interlocutores do Ministério da Economia de que nenhuma medida econômica prejudicaria a Zona Franca de Manaus”.

Demonstrando-se favorável à redução do IPI, pelo momento de reindustrialização do país, a carta destaca que o decreto atual não considera a totalidade da realidade nacional, ainda desigual.

“É imperiosa a imediata revisão do decreto 10.979/22, com a exclusão da incidência da redução do IPI para os produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus, ou com a adoção de alguma medida que mantenha as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus. Sem isso, o decreto, como está, é uma catástrofe para a economia do Amazonas”.

Assinatura

Além da Prefeitura de Manaus e dos deputados federais e senadores da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, assinam o documento a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Sistema Fieam), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus).

Fonte: TH

Publicidade

Leia mais

Prefeitura orienta motociclistas sobre uso de área de espera em semáforos de Manaus

elayne

Restaurante Biliskão realiza campanha “Lanche do Bem”

Daly Ruiz

Prefeitura mantém atendimento on-line para serviços no IMMU

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais