Conexão Amazônica
CIDADES

Cartório clandestino é denunciado pela Corregedoria-Geral de Justiça ao Ministério Público do AM

Publicidade

Cartório irregular possui uma placa em sua fachada. Responsáveis pelo empreendimento afirmam que conseguem certidões de todo o Brasil.

m cartório clandestino que funciona irregularmente no bairro Praça 14, zona Centro-Sul de Manaus, foi denunciado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas ao Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com o órgão, a Associação de Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-Am) informou que esse estabelecimento é irregular.

Publicidade

Além de acionar o Ministério Público, a Corregedoria de Justiça também expediu comunicação à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado e ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-Am) para que tomem providências cabíveis.

De acordo com a denúncia, o cartório irregular possui uma placa em sua fachada, grafada com o termo Cartório. Os responsáveis pelo empreendimento afirmam que conseguem certidões de todo o Brasil, porém não realizavam a autenticação de documentos por não se constituírem Cartório Civil, mas sim Cartório de Registro Público.

A Associação de Notários e Registradores do Amazonas ressalta que “além da utilização indevida do nome Cartório, situações como esta induzem a sociedade ao erro, bem como ferem os princípios que norteiam a atividade notarial e registral, em especial o da segurança jurídica, sendo, pois, os impactos sociais, registrais, fiscais, tributários e legais, imensuráveis”.

Ao solicitar a apuração pelo Ministério Público Estadual, a Corregedoria-Geral de Justiça enfatiza que o empreendimento citado na denúncia não é cartório, pois não apresenta registro com CNS (Código de Identificação do Cartório) no Conselho Nacional de Justiça nem na Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e que não está apto à prática de atos notariais e registrais, nem podendo por eles cobrar emolumentos.

A Corregedoria de Justiça também informou e que os cartórios habilitados para a prática de atos de registro e notariais estão devidamente identificados no portal do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

fonte: g1

Publicidade

Leia mais

Prefeitura lança edição especial do cartão Passa Fácil em homenagem ao aniversário de Manaus

elayne

Estruturas do transporte coletivo e UBSs seguem recebendo ações de higienização

elayne

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem no bairro Flores

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais