O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta quinta-feira, 12/5, o segundo dia de oficina do programa “Amazônia 360º”, com a proposta de fomentar o empreendedorismo, via negócios da Amazônia. O segundo dia recebeu mais de 60 participantes. Organizado pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia e o banco Itaú, por meio de uma parceria, a segunda etapa do evento ocorrerá nas próximas quarta e quinta-feira, 18 e 19/5.
A ação tem como proposta que os jovens participantes do programa, nessa primeira etapa, possam aprender sobre empreendedorismo e transformem oportunidades em negócios. Conforme avançam, podem elaborar e criar com base no que a região amazônica oferece. Além de ser totalmente gratuito, o programa oferece orientação, acompanhamento e conexões para ter um negócio, sendo pré-acelerado e apresentado a possíveis investidores, sócios e futuros parceiros de negócios.
“Reunimos jovens de vários municípios que fazem parte da região metropolitana e eles estão começando a criar novas ideias de negócios sustentáveis, com temáticas dentro de cadeias produtivas como moda, gastronomia, bioplásticos, com o objetivo de resolver problemas e desafios da região de uma maneira sustentável. Eles estão muito engajados e ultrapassaram as expectativas, porque todos têm muita qualidade”, salientou a coordenadora do programa, Manuele Lima.
Voltado a um público entre 18 e 29 anos ou que reside em Manaus e área metropolitana, o “Amazônia 360º: Oficina Despertar” oferece uma oficina prática e dinâmica aos participantes, para descobrirem mais sobre a Amazônia e suas oportunidades de negócios.
Para a estudante de Agronomia, Dhulie Medeiros, 25, a experiência com o produto sustentável para a Amazônia está sendo muito colaborativa para sua carreira profissional.
“Esse é o primeiro evento que eu participo após a pandemia, então, está sendo muito incrível para mim, conseguir reunir outras pessoas aqui que possuem um pensamento parecido com o meu sobre empreendedorismo. É uma enorme oportunidade que conseguimos trazer para o Amazonas, porque o Amazônia 360º tem origem no Pará e conseguimos trazer graças aos patrocinadores e apoiadores desse projeto como a Semtepi e o banco Itaú”, comentou Dhulie.
Negócios
O Amazônia 360° é um programa de educação empreendedora com foco na criação de novos negócios s
— — —
– Fabiane Monteiro / Semtepi
Foto – Fabiane Monteiro / Semtepi