As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e um segmento que tem crescido bastante é o de automação residencial. O Grupo Info Store, que há 25 anos atua no Amazonas, registrou um aumento de 11% na procura por produtos dessa categoria, em 2022. E a expectativa para os próximos anos é promissora, com projeção de crescimento de 91%, até 2026, pelos cálculos da empresa.
O especialista técnico da Info Store, Marcos Sousa, explica que as chamadas “casas inteligentes”, que possuem automação residencial, representam mais conforto e, além disso, melhor aproveitamento do tempo, fazendo com que os dispositivos trabalhem a favor da comodidade dos usuários. “Praticidade é algo que as pessoas buscam cada vez mais nos dias atuais e Manaus segue essa tendência”, afirmou.
Ele ressalta alguns fatores que têm impulsionado o crescimento desse segmento. Um deles é o avanço da Internet das Coisas (IOT), que é um conceito relacionado à conexão digital de objetos com a internet. Outro ponto, diz ele, é a ativação do 5G, que permite o funcionamento dessas tecnologias de uma forma muito mais eficiente.
O fato dessas tecnologias terem se tornado mais acessíveis aos consumidores também contribui para a maior procura. “Atualmente, existem inúmeros equipamentos com diferentes finalidades, que cabem no bolso das pessoas, como é o caso das assistentes de voz”, relacionou.
Segundo Marcos Souza, o crescimento desse mercado se concentra em áreas como segurança, entretenimento e gerenciamento de iluminação e até eletrodomésticos.
Serviço especializado – Diante desse crescimento, a Info Store aposta, além do mix de produtos, na mão de obra especializada. A empresa oferece consultores de vendas capacitados e suporte técnico para instalação e execução do projeto de automatização dos ambientes residenciais. “Esse é um serviço extra que oferecemos, que garante ainda mais comodidade para os clientes”, informou.
Para quem deseja começar a automatizar a casa, Marcos Souza, dá dicas que vão facilitar bastante na escolha dos itens para compor o projeto. A primeira dela são as assistentes de voz. Na hora de escolher a marca, o ideal, diz ele, é verificar se os demais itens da casa possuem compatibilidade com o dispositivo. “Às vezes, no desejo de economizar, a pessoa compra um item de cada marca e, para configurar e integrar, vai precisar baixar diferentes aplicativos”, alerta.
Marcos Souza acrescenta, entre as dicas citadas, que aparelhos que não são smart também podem ser controlados por aplicativo. Por isso, não há necessidade de trocar todos os eletrônicos da casa. “Já existe controle universal, através do qual é possível controlar ar-condicionado, rádio e outros aparelhos, desde que possuam infravermelho”, explicou.
Outra dica é utilizar roteadores dual-band nas “casas inteligentes”, pois propagam nas redes 2.4Ghz e 5Ghz. Os eletrônicos são conectados na 2.4Ghz. “Antes de comprar, a recomendação é pensar na quantidade de itens que deseja conectar e pesquisar um roteador que dê conta, para não ter problemas de conectividade, como lentidão ou queda da rede”, orientou.