No dia 1º de fevereiro foram 16 casos confirmados. Já no último boletim divulgado, nessa terça-feira (14), foram 292 casos confirmados da doença no estado
Os casos confirmados de Covid-19 aumentaram 18 vezes nos últimos 14 dias no Amazonas. No dia 1º de fevereiro foram 16 casos confirmados. Já no último boletim divulgado, nessa terça-feira (14), foram 292 casos confirmados da doença no estado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Em Manaus, foram 485 casos de Covid-19 nesse período. Os demais municípios registraram 202 casos. Apesar do grande aumento de casos, não houve nenhuma morte nesse período.
Nas drogarias da cidade, também houve aumento no número de casos diagnosticados por testes feitos em clientes. De acordo com os dados de uma grande rede de farmácias do Estado, em janeiro deste ano, os testes feitos somaram 352, com apenas 30 casos positivos; em fevereiro já foram realizados 446 exames, com 127 casos positivos.
Neste caso, o aumento foi de 323% no número de casos positivos, de um mês para o outro.
Vacinação
O governo e a prefeitura têm reforçado o programa de imunização para evitar a forma mais grave da doença. Nesta quarta-feira (15), o Amazonas antecipou campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19, que protege contra o coronavírus e a variante Ômicron. Manaus e outros 15 municípios vão receber os imunizantes nesta primeira etapa de vacinação para grupos prioritários.
“Em decorrência da circulação de vírus respiratórios, principalmente o novo coronavírus, estamos antecipando a distribuição para a vacinação que, pelo calendário nacional, seria 27 de fevereiro, com o objetivo de minimizar o impacto da doença em grupos suscetíveis”, ressalta Tatyana.
Atrasados
Em Manaus, segundo dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), mais de 600 mil pessoas estão com a terceira dose atrasada. Já para a quarta dose (ou segunda dose de reforço), cerca de 472 mil pessoas já passaram do intervalo para concluir a imunização.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a prefeitura está oferecendo a vacina para todos os públicos a partir de seis meses de idade. “A secretaria continua disponibilizando a vacinação contra a Covid à população, e segue incentivando as pessoas a manterem o esquema vacinal atualizado, principalmente com as doses de reforço. A vacina garante a proteção contra as formas graves da doença”, afirmou Shádia Fraxe.
FABÍOLA PASCARELLI
Fonte: REDAÇÃO TH