Conexão Amazônica
GERAL

CDC/Aleam e Procon-AM notificam farmácias por prática abusiva de preços e ausência de precificação

Publicidade

Em fiscalização na manhã desta segunda-feira (8), duas farmácias localizadas na Zona Sul de Manaus foram notificadas por prática abusiva de preço e ausência de precificação de produtos expostos para comercialização. A ação foi realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) em parceria com o Procon-AM. Os estabelecimentos terão um prazo de 24 horas para se adequarem.

De acordo com o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos), a fiscalização foi realizada com base em denúncias registradas na comissão de alta de preços de produtos e falta de valores de medicamentos e itens expostos.

Publicidade

“Nas últimas semanas, a comissão tem registrado muitas denúncias em relação ao aumento de preços de produtos e medicamentos. A fiscalização realizada hoje teve caráter educativo, mas é bom para alertar aos comerciantes que os órgãos de defesa do consumidor estão atentos e estamos nas ruas para fazer valer os direitos do consumidor amazonense”, afirmou João Luiz.

De acordo com o chefe da fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, uma situação que chamou bastante a atenção das equipes de fiscalização foi a ausência de preços e descrição de produtos expostos para comercialização, fato que viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Conforme o artigo 31 do CDC, todo comércio deve precificar os produtos em exposição na prateleira, de forma visível, clara e ostensiva, de forma que o consumidor tenha as informações adequadas, sem precisar manusear os itens, especialmente em dias de pandemia”, explicou Malta.

Com base na notificação, os estabelecimentos terão o prazo de 24 horas para se adequarem à legislação, com a indicação de preços nos produtos em exposição.

Texto: Jeane Glay
Fotos: Mauro Smith

Publicidade

Leia mais

Projeto ‘Acolher’ pretende integrar novos pensionistas à Manaus Previdência

elayne

Valor total do Proesc é reajustado para R$ 10 milhões

elayne

Prefeituraavança na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Visa Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais