Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

CECAM realiza ‘Banzeiro Cultural’ com objetivo de democratizar acesso a políticas públicas de cultura no Amazonas

Publicidade

Programação com formação técnica, economia solidária e shows musicais empoderou trabalhadores e trabalhadoras do setor. No evento, os membros do Comitê de Cultura do Amazonas foram oficialmente apresentados

Dois dias de atividades intensas e o início de uma nova fase para reconstruir e democratizar o acesso a políticas públicas culturais no Amazonas. O “Banzeiro Cultural de Formação”, desenvolvido pelo Comitê de Cultura do Amazonas (CECAM), promoveu nos dias 28 e 29 de agosto muita arte, formação técnica em cultura, shows musicais e economia solidária em Manaus.

Publicidade

O pontapé foi o aulão sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), uma formação técnica realizada no Palácio da Justiça que proporcionou a trabalhadores e trabalhadoras da cultura de diversas áreas (teatro, música, artes circenses, literatura e audiovisual) um momento de escuta e de aprendizado sobre elaboração e gestão de projetos culturais com palestras do assessor de projetos do CECAM e professor André Guimarães, da socióloga e antropóloga Rila Arruda, que há 18 anos estuda sobre políticas culturais, além dos multiplicadores da cultura selecionados pelo projeto.

À noite, o Banzeiro Cultural de Formação transformou o Largo São Sebastião, no Centro, em um grande palco das artes, com feira de economia solidária e apresentações de capoeira, boi-bumbá, beiradão, rock, maracatu, ritmos de carnaval, palhaçaria, arte circense, coco de roda, ballroom e música eletrônica. O evento contou com apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Amazonas.

“O lançamento do Comitê de Cultura é um marco na história da cultura do nosso estado. É uma política pública importante no processo de reconstrução cultural do nosso país”, disse Ruan Octávio, coordenador do Ministério da Cultura em Manaus.

O que é o CECAM?

Na ocasião, os membros CECAM foram apresentados oficialmente à classe artística e puderam falar sobre as propostas para mobilizar e fortalecer a cultura amazonense e democratizar o acesso às políticas culturais.

“O Comitê de Cultura visa fortalecer o setor de cultura, cobrar a implementação do Sistema Nacional de Cultura e consolidar a política cultural nos municípios. Para isso, a gente tem um projeto fundamentado a partir de um plano do comitê desenvolvido entre Manaus e Tabatinga. Queremos democratizar o acesso às políticas culturais aos produtores e empreendedores da área. Temos o processo de formação e de capacitação, além da promoção da cultura destinada aos empreendedores e trabalhadores da cultura. Queremos promover uma aproximação de todo o elenco que faz cultura no Amazonas, incluindo aí a economia solidária e criativa para estar mais perto do Ministério da Cultura”, disse Marcos Rodrigues, coordenador do CECAM.

O Comitê de Cultura do Amazonas é formado por duas organizações da sociedade civil: o Instituto de Articulação de Juventude do Amazonas (Iaja), de Manaus, e a Associação de Mulheres Pérolas de Tabatinga (Pérolas de Tabatinga), no município de Tabatinga, selecionadas pelo Ministério da Cultura no Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Fazem parte do CECAM: Marcos Rodrigues, coordenador geral; Aldenora Magalhães, coordenadora em Tabatinga; os assessores de projeto André Guimarães e Ricardo Júnior; a coordenadora metodológica Isabella Petry; Paulo Moura coordenador de comunicação; Terezinha Barbosa e Wilson Pison, técnicos de comunicação; e Aline Ponchet, técnica administrativa.

Empoderando artistas

Para o compositor Roosevelt Lopes, que participou das atividades do “Banzeiro Cultural”, o CECAM tem uma importante função de valorizar e empoderar os artistas. “É muito importante porque a nossa cultura é muito rica. Precisamos do comitê atuante para valorizar os artistas, a produção amazônica e, principalmente, o que temos de melhor em nosso estado: a nossa ancestralidade”, disse.

Além do empoderamento da classe artística, um dos objetivos do Comitê de Cultura do Amazonas é o apoio com formações técnicas em políticas públicas culturais. “É fundamental ter um comitê de cultura porque o Amazonas tem uma vasta variedade cultural e quanto mais pudermos explicar isso, saber mais sobre a nossa cultura, mais ela vai chegar em outros locais”, afirmou o artesão Alessandro Paes.

Localização

O Comitê de Cultura do Amazonas (CECAM) fica localizado na Rua Jaguaritama, nº 11, bairro Novo Aleixo, sede do “Iaja”. Nas redes sociais, o canal de comunicação é @comitedeculturaam.

Publicidade

Leia mais

Cantor e compositor Emerson Maia morre aos 66 anos

elayne

Urologista alerta risco de câncer de pênis no Amazonas  

elayne

Amazonas Shopping inicia promoção “Mãe sempre junto”, que vai presentear clientes com bolsa Arezzo

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais