Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Centro Cultural Óscar Ramos se consolida como ponto turístico e cultural com número crescente de visitação de turistas

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), celebra o sucesso do Centro Cultural Óscar Ramos, que se consolida como um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Localizado na histórica rua Bernardo Ramos, no Centro, o espaço tem atraído um número crescente de visitantes, especialmente durante a temporada de cruzeiros, quando recebe entre 50 e 80 turistas, por dia, totalizando mais de 1.300 visitantes ao mês.

 “O Centro Cultural Óscar Ramos não é apenas um espaço de preservação da memória do artista, mas também um ponto de valorização da nossa identidade cultural”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato

Publicidade

Criado para homenagear um dos maiores artistas do Amazonas, o Centro Cultural Óscar Ramos abriga uma coleção que vai desde pinturas e figurinos até objetos pessoais do artista. Óscar Ramos foi um nome essencial na construção da identidade visual da Tropicália, assinando capas icônicas de discos para Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa. Além disso, teve uma trajetória de sucesso no cinema, conquistando prêmios como o Kikito, no Festival de Gramado, e o Candango, no Festival de Brasília.

Segundo Estevam Jorge Filho, coordenador do Centro Cultural Óscar Ramos, o espaço tem sido essencial para manter viva a memória do artista e fortalecer a cena artística local. “Nosso objetivo é preservar e divulgar o legado de Óscar Ramos, inspirando novas gerações e ampliando o acesso à cultura na cidade”, afirmou.

Eventos

O centro cultural tem uma agenda movimentada, promovendo eventos que reforçam sua importância como um polo cultural. Em maio, acontece a “Semana de Museus”, evento nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com palestras e oficinas para mais de cem participantes por dia. No mês de setembro, a “Primavera dos Museus” é o atrativo do espaço, com atividades culturais e educativas voltadas à valorização do patrimônio histórico e artístico.

Vale destacar as atividades educativas no Centro Cultural Óscar Ramos, sendo resultado de parceria com instituições de ensino para visitas guiadas e encontros com pesquisadores.

 Além disso, durante a temporada de cruzeiros (novembro a maio), o espaço se torna um dos principais destinos de turistas, sendo um reflexo do sucesso das políticas culturais da Prefeitura de Manaus.

Arquitetura e história

Instalado em um dos casarões mais antigos da cidade, construído em 1819, o centro cultural preserva a arquitetura colonial com suas paredes em taipa e pisos de ladrilhos hidráulicos. A própria rua Bernardo Ramos é um dos logradouros históricos mais importantes de Manaus, relembrando a época áurea da borracha e a evolução da cidade.

Visitação

Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita, o Centro Cultural Óscar Ramos se firma como um patrimônio cultural essencial para Manaus. Com um número crescente de visitantes e uma programação ativa, o espaço reafirma seu papel como um dos grandes símbolos de preservação e celebração da cultura amazonense.

Texto – Jéssica Trajano/ManausCult

Fotos – Thelson Souza/ManausCult

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza abordagem social a famílias em situação de trabalho infantojuvenil

elayne

Instabilidade no sistema de inscrições do Programa Bolsa Universidade 2025

elayne

Sessão de cinema para mães e bebês exibe “Duna – Parte 2”, no Shopping Ponta Negra 

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais