Conexão Amazônica
CIDADES

Centro de Cooperação da Cidade recebe visita do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Publicidade

Prefeitura de Manaus recebeu a visita do coordenador-geral de Articulação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Reinaldo Estelles, que cumpriu agenda em Manaus para conhecer as ações do projeto “Cidade Inteligente”, desenvolvido por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

A partir da inserção de tecnologias modernas e da integração no município, o Centro de Cooperação da Cidade está em atuação, há dois anos e nove meses, com o constante objetivo de inserir a capital amazonense no ranking das cidades inteligentes brasileiras.

Publicidade

Durante a visita, conduzida pelo superintendente do CCC, Sandro Diz, o representante do MIDR conheceu todas as instalações da sede estratégica de monitoramento e integração de serviços das secretarias municipais, mantida pela Prefeitura de Manaus.

“O coordenador-geral do MIDR, Reinando Estelles, participou desse processo ainda na sua concepção, ele viu a documentação de defesa desse projeto, e agora ele teve a chance de ver a realização do projeto que ele ajudou a coordenar lá em Brasília. Nós, do Centro de Cooperação da Cidade, fomos além do que foi proposto, pegamos a ideia principal e aprimoramos com mais serviços e mais eficiência. Então, é importante que o governo federal veja que Manaus fez o dever de casa, que o que foi prometido, o que foi defendido, foi igualmente construído, montado e sendo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus aqui no CCC”, enfatizou o superintendente do CCC.

Na análise do coordenador-geral do MIDR, Reinaldo Estelles, é fundamental a existência de um centro de cooperação nas grandes capitais brasileiras para que as secretarias municipais trabalhem, como o próprio nome diz, em cooperação.

“Acompanhei o projeto do CCC desde o início, a nossa coordenação ficou responsável pelo acompanhamento de todos os trâmites da equipagem aqui do edifício, da parte licitatória e a instalação dos equipamentos. Lá na Defesa Civil Nacional, nós chamamos isso de Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil que, na verdade, é um sistema de gestão de riscos; é algo que ajuda no planejamento, no monitoramento, nas ações de mitigação e preparação de possíveis desastres, ou a possíveis eventos que possam ocorrer.

A implementação dessa plataforma de monitoramento e integração das secretarias municipais é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização da cidade de Manaus. A plataforma possui inteligência artificial direcionada para o reconhecimento de pessoas e placas de veículos em movimento, o que contribui para o trabalho de outras secretarias municipais.

“O monitoramento e a preparação são fundamentais para as ações de todas as secretarias da Prefeitura de Manaus, porque ajuda a prevenir e principalmente a exercitar um trabalho sistêmico para o desenvolvimento do município”, acrescentou o coordenador do MIDR.

Para o subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Richard Douglas, a visita do representante ministerial consolidou o projeto do CCC, que iniciou em conjunto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “Defendemos o projeto lá em Brasília e o Reinaldo, que nos recebeu lá, entendeu a necessidade e o conceito de cooperação das nossas secretarias municipais. Após apresentarmos todo o projeto, ele viu a importância não só para a cidade, mas também para o Estado e para o país, que também segue uma linha de integração dos serviços públicos”, destacou.

Centro de Cooperação da Cidade

A sede do CCC está localizada no cruzamento das avenidas Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A superintendência é integrante da Administração Direta do Poder Executivo, vinculado ao Gabinete do Prefeito, para cumprimento das seguintes finalidades:

– Cooperar com as crescentes demandas de Manaus, especialmente nas áreas de trânsito, transporte público, saúde, educação, defesa civil e meio ambiente, por meio de uso de recursos de tecnologia da informação de integração entre órgãos e entidades do Executivo municipal;

– Atuar, de forma centralizada e integrada, nas ocorrências de crises de urgências e emergências, por meio de mobilização de equipes e recursos necessários, proposição de planos de gestão e operação, geração de dados e informações, planejamento, gestão de riscos, gestão de mudanças e gerenciamento de desastres naturais.

Texto – Samira El kebbe / CCC e Anderson Farias / Semef

Fotos – Divulgação / Semef

Publicidade

Leia mais

Motos ficam ‘grudadas’ e motoqueiros feridos em acidente na Ponta Negra; veja video

elayne

Prefeitura interdita avenida para obras de rede de drenagem

elayne

Acidente grave na AM 010 deixa dois mortos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais