Conexão Amazônica
GERAL

Cerimônia marca início de campanha pelo respeito à diversidade religiosa no Amazonas

Publicidade

Até o fim do mês, o Teatro Amazonas será iluminado na cor branca, simbolizando a paz e o respeito à diversidade religiosa

No dia Nacional da Liberdade de Cultos, fixado em 7 de janeiro, representantes do Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e de Educação e Desporto, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas e de entidades religiosas estaduais participaram de uma cerimônia em favor da Liberdade de Culto e da aplicação da Lei Federal 13.796, que assegura a liberdade de dia de guarda religiosa em instituições de ensino.

O evento foi realizado no hall do Teatro Amazonas, que até o fim do mês de janeiro será iluminado na cor branca, simbolizando a paz e respeito. Além disso, nos próximos meses, as instituições realizarão campanhas a favor da liberdade religiosa e garantia da Lei no estado.

Durante a cerimônia, a titular da Sejusc, Caroline Braz, enfatizou a importância da tolerância religiosa na sociedade. A secretária reforçou ainda o apoio oferecido pelo Governo do Estado na garantia de direitos fundamentais do cidadão.

“Apoiamos todo e qualquer tipo de diversidade e, para isso, é preciso que haja respeito. É uma determinação do Governo do Estado a implementação de uma política voltada para a igualdade, para uma política de tolerância, respeito e principalmente, de amor ao próximo”, comenta a representante da pasta.

O evento contou ainda com apresentações culturais como a cantora Karen Francis, do grupo Incendeia Capoeira e do Quarteto Amigos, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Para o membro da comunidade de judeus messiânicos da sinagoga Bet Shalom, Roberto Benjoino, o diálogo entre diferentes instituições é necessário para a construção de políticas igualitárias.

“É uma inciativa importante para a sociedade na qual vivemos, que é multicultural, plural e que necessita do respeito à diversidade religiosa”, disse. “O importante é que haja esse contato entre diferentes pensamentos e essa lei mostra o amadurecimento no qual estamos vivendo”.

Sobre a Lei – A Lei 13.796, sancionada pelo Governo Federal em 3 de janeiro de 2019, assegura direitos como a realização de provas e frequência em aulas em dias alternativos nos estabelecimentos públicos e privados de ensino.

Segundo a legislação, todo aluno tem direito à liberdade de “consciência e crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de provas ou aulas marcadas”.

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc

Publicidade

Leia mais

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro

elayne

Inadimplência em alta: startup amazonense propõe soluções para reduzir taxas de condomínio em Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus realiza obras de manutenção viária na zona Sul da capital

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais