Conexão Amazônica
GERAL

CGE normatiza procedimentos para a estruturação das unidades de controle interno estaduais

Publicidade

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), enquanto órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, normatizou os procedimentos e padrões a serem adotados pelos órgãos e entidades estaduais na estruturação das unidades de controle interno, no Amazonas. As diretrizes podem ser conferidas na Instrução Normativa (IN) CGE/AM Nº3/2020, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e também, disponível para consulta no site da CGE (www.cge.am.gov.br), no link ‘Manuais’.

A proposta do trabalho é sistematizar os procedimentos de controle em todo o Estado e, como resultado, garantir a melhor aplicação dos recursos públicos.

Publicidade

Conforme a IN, as unidades de controle interno instituídas em cada órgão ou entidade da administração pública estadual, exercem funções de gestão por meio de fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional, com o intuito de apoiar os órgão de controle interno, no caso a CGE, e os órgãos de controle externo, como por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

A IN também determina as datas de 31 de julho e 30 de novembro como prazos anuais para a entrega dos Relatórios Compilados de Atividades de cada órgão/entidade. A entrega do documento serve como subsídio às auditorias realizadas pela CGE e auxiliam na elaboração dos pareceres e Certificados de Contas.

De acordo com o Controlador-Geral do Estado, Otávio Gomes, cada unidade de controle interno estará, tecnicamente, subordinada à CGE. Entretanto, os gestores terão total independência quanto à designação de servidores para as unidades e a destinação de recursos materiais para a estruturação do departamento. “A CGE é responsável pela orientação e o acompanhamento para a melhoria contínua do controle interno do Amazonas. Mas, cada gestor é livre para estruturar a unidade e provê-la de recursos humanos e materiais, viabilizando condições favoráveis para o desenvolvimento das atividades. Esse trabalho resulta na transparência das ações, conforme as determinações do Governador Wilson Lima”, explicou o controlador.

Continuidade à estruturação –
O plano de estruturação das unidades de controle interno, no Estado, teve início em julho de 2019, quando a CGE iniciou reuniões com representantes de órgãos e entidades do Amazonas para tratar sobre a implantação das unidades na esfera estadual.

Logo após, a CGE também lançou o “Manual de auditoria interna governamental” e o “Manual de orientação para implantação das unidades de controle interno”, que apresentam orientações para todas as etapas dos trabalhos nas unidades de controle interno, desde a estruturação até o passo a passo para a realização das auditorias internas. Os manuais estão disponíveis no site da CGE no endereço www.cge.am.gov.br.

A CGE também disponibilizou o Curso Auditoria Governamental – “Atuação da Unidade de Controle Interno”. O conteúdo teve o objetivo de orientar os servidores estaduais quanto à estruturação das unidades de controle interno nos órgãos estaduais.

Foto:
Divulgação/CGE.

Publicidade

Leia mais

Novo Airão (AM) já prepara festival de réveillon com artistas nacionais e locais

elayne

Delegacia Interativa registra aumento de mais de 200% em crimes de estelionato por meio da internet

elayne

Campanha para devolver livros didáticos segue até 15 de dezembro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais