Conexão Amazônica
AMAZONAS

Cheia do Juruá afeta mais de 3,5 mil pessoas em Itamarati

Publicidade

O município de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus), já é um dos mais afetados pela cheia do Rio Juruá no Amazonas este ano. De acordo com a Prefeitura, pelo menos 3,5 mil pessoas já foram afetadas na cidade do interior, situação que foi agravada pela pandemia, que dificulta a remoção de moradores e alojamento em espaços públicos.

Com o rio batendo a cota de 21,6 metros, a prefeitura de Itamarati espera que a cheia deste ano seja uma das maiores dos últimos anos. “Se não bastasse a crise sanitária provocada pela pandemia, a nossa dificuldade de combater e tratar a covid-19, agora nos debatemos em meio às águas que avançam nas ruas, desabrigando dezenas de famílias a cada dia. Nesse cenário não sabemos o que fazer: a alternativa de abrigar as famílias nos prédios públicos, como as escolas, contraria o nosso próprio decreto que recomenda o distanciamento social para conter a segunda onda da pandemia”, disse o prefeito João campelo.

Publicidade

De acordo com ele, 700 casas já estão completamente embaixo d’água e, apesar dos esforços, a prefeitura não consegue solucionar a situação sozinha. Ele garantiu que já buscou os parlamentares do Amazonas e até mesmo o governo do Estado para que o suporte necessário seja dado.

“Sem recursos financeiros, nem sabemos até quando teremos fôlego para fretar avião para o transporte de cilindros de oxigênio. Estamos certos de que a aglomeração das pessoas irá aumentar o contágio do coronavírus. Até o momento, não vemos sinal de apoio do Governo do Estado para o socorro das famílias atingidas por uma das maiores enchentes de todos os tempos”, lamentou Campelo.

Publicidade

Leia mais

Moto Honda celebra o marco de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

Daly Ruiz

Wilson Lima anuncia monitoramento remoto de pessoas que desembarcam pelo aeroporto e aquisição de testes rápidos

elayne

Conselho Regional de Contabilidade inaugura nova sede

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais