De acordo com a Defesa Civil, um total de 575.870 pessoas e 143.968 famílias já foram afetadas.
Dados divulgados pela Defesa Civil do Amazonas nesta terça-feira, 12/7, mostram que 42 municípios do interior do estado ainda estão em estado de emergência e sete estão em situação de alerta por causa da cheia deste ano. Segundo o órgão, um total de 575.870 pessoas e 143.968 famílias já foram afetadas.
De acordo com o relatório divulgado, as regiões do Médio e Baixo Amazonas ainda estão em processo de enchente. As demais calhas encontram-se em situação de normalidade quanto ao nível dos rios.
Em Itacoatiara, o nível do rio Amazonas registrou 14,51m (baixou 0,03m) na data de hoje. Na calha do Rio Negro, os municípios apresentam evolução no nível do rio, com cotas elevadas para o atual período, como o município de Barcelos, que atingiu sua cheia histórica este ano no dia 22 de junho, com a cota de 10,52m. A mesma estação de Barcelos registrou na data de hoje o nível de 10,20m (baixou 0,04m).
Em Manaus já está ocorrendo a descida no nível do Rio Negro nos últimos dias. A estação registrou na data de hoje o nível de 29,50m (baixou 0,03m). Com isso, a Defesa Civil do município começou a retirar as pontes de madeira provisórias que foram construídas para acesso da população nas áreas alagadas.
Auxílio Enchente
Mais de 79 mil famílias no Amazonas já receberam o cartão do Auxílio Estadual Enchente até a manhã desta terça-feira, 12/7, segundo o Governo do Estado. Ao todo, 13 cidades do interior já finalizaram a entrega do benefício à população através da Operação Enchente. De acordo com o balanço atualizado pela Defesa Civil do estado, 24 cidades seguem realizando a distribuição do benefício.
No valor de R$ 300, o auxílio deve atender a 125 mil famílias ribeirinhas que sofrem com a enchente dos rios, fenômeno anual que afeta milhares de famílias pelo estado. Idealizado pelo governador Wilson Lima durante a maior enchente já registrada no estado, em 2021, o Auxílio Estadual Enchente já foi entregue a 79.401 famílias em todo estado.
O recurso vai atender a famílias de 51 municípios, que tiveram as casas alagadas por causa da cheia, de acordo com a Defesa Civil.
Municípios em situação de Alerta: 7
Calha do Purus : Tapauá, Pauini
Calha do Médio Amazonas: Itapiranga
Calha do Baixo Amazonas: Urucará
Calha do Rio Negro: Manaus, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira
Municípios em situação de Emergência: 42
Calha do Juruá: Juruá, Carauari
Calha do Purus: Boca do Acre, Canutama, Beruri
Calha do Madeira: Borba, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã
Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, S. Antônio do Içá, Amaturá, Tonantins, S. Paulo de Olivença
Calha do Médio Solimões: Japurá, Tefé, Uarini, Jutaí, Fonte Boa, Maraã, Coari, Alvarães
Calha do Baixo Solimões: Manacapuru, Careiro da Várzea, Caapiranga, Manaquiri, Anamã, Careiro Castanho, Iranduba, Codajás, Anori
Calha do Rio Negro: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro
Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Autazes, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Silves
Calha do Baixo Amazonas: Boa Vista do Ramos, Maués, Parintins, S. Sebastião do Uatumã, Nhamundá
foto-lucas-silva-secom.
fonte: th