Conexão Amazônica
AMAZONAS

Cheia no interior do AM: 42 cidades ainda estão em estado de emergência

Publicidade

De acordo com a Defesa Civil, um total de 575.870 pessoas e 143.968 famílias já foram afetadas.

Dados divulgados pela Defesa Civil do Amazonas nesta terça-feira, 12/7, mostram que 42 municípios do interior do estado ainda estão em estado de emergência e sete estão em situação de alerta por causa da cheia deste ano.  Segundo o órgão, um total de 575.870 pessoas e 143.968 famílias já foram afetadas.

Publicidade

De acordo com o relatório divulgado, as regiões do Médio e Baixo Amazonas ainda estão em processo de enchente. As demais calhas encontram-se em situação de normalidade quanto ao nível dos rios.

Em Itacoatiara, o nível do rio Amazonas registrou 14,51m (baixou 0,03m) na data de hoje. Na calha do Rio Negro, os municípios apresentam evolução no nível do rio, com cotas elevadas para o atual período, como o município de Barcelos, que atingiu sua cheia histórica este ano no dia 22 de junho, com a cota de 10,52m. A mesma estação de Barcelos registrou na data de hoje o nível de 10,20m (baixou 0,04m).

Em Manaus já está ocorrendo a descida no nível do Rio Negro nos últimos dias. A estação registrou na data de hoje o nível de 29,50m (baixou 0,03m). Com isso, a Defesa Civil do município começou a retirar as pontes de madeira provisórias que foram construídas para acesso da população nas áreas alagadas.

Auxílio Enchente

Mais de 79 mil famílias no Amazonas já receberam o cartão do Auxílio Estadual Enchente até a manhã desta terça-feira, 12/7, segundo o Governo do Estado. Ao todo, 13 cidades do interior já finalizaram a entrega do benefício à população através da Operação Enchente. De acordo com o balanço atualizado pela Defesa Civil do estado, 24 cidades seguem realizando a distribuição do benefício.

No valor de R$ 300, o auxílio deve atender a 125 mil famílias ribeirinhas que sofrem com a enchente dos rios, fenômeno anual que afeta milhares de famílias pelo estado. Idealizado pelo governador Wilson Lima durante a maior enchente já registrada no estado, em 2021, o Auxílio Estadual Enchente já foi entregue a 79.401 famílias em todo estado.

O recurso vai atender a famílias de 51 municípios, que tiveram as casas alagadas por causa da cheia, de acordo com a Defesa Civil.

Municípios em situação de Alerta: 7
Calha do Purus : Tapauá, Pauini
Calha do Médio Amazonas: Itapiranga
Calha do Baixo Amazonas: Urucará
Calha do Rio Negro: Manaus, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira

Municípios em situação de Emergência: 42
Calha do Juruá: Juruá, Carauari
Calha do Purus: Boca do Acre, Canutama, Beruri
Calha do Madeira: Borba, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã
Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, S. Antônio do Içá, Amaturá, Tonantins, S. Paulo de Olivença
Calha do Médio Solimões: Japurá, Tefé, Uarini, Jutaí, Fonte Boa, Maraã, Coari, Alvarães
Calha do Baixo Solimões: Manacapuru, Careiro da Várzea, Caapiranga, Manaquiri, Anamã, Careiro Castanho, Iranduba, Codajás, Anori
Calha do Rio Negro: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro
Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Autazes, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Silves
Calha do Baixo Amazonas: Boa Vista do Ramos, Maués, Parintins, S. Sebastião do Uatumã, Nhamundá

foto-lucas-silva-secom.

fonte: th

Publicidade

Leia mais

Rosa Weber lança versão indígena da Constituição em São Gabriel da Cachoeira, no AM

elayne

Cosama realiza recadastramento e vistoria no sistema de abastecimento de água de São Gabriel da Cachoeira

elayne

Barco Show deve gerar mais de R$ 35 milhões em negócios no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais