Conexão Amazônica
GERAL

Cidade propõe Campanha Permanente contra o Racismo

Publicidade

No dia em que se comemora o Dia Internacional contra o Racismo, o deputado Roberto Cidade (PV) relembra o Projeto de Lei n. 58/2020, de sua autoria, que institui a Campanha Permanente Contra o Racismo nas escolas públicas e privadas, eventos culturais e esportivos  no estado do Amazonas.

De acordo com Cidade, apesar da crise com novo coronavírus, não podemos esquecer a luta de milhares de pessoas pela igualdade e respeito, bem como, acabar com todo tipo de intolerância relacionados à etnia, cor de pele do indivíduo seja branco, negro, índio, oriental, etc.

Publicidade

“Apesar das leis já existentes, ainda é muito grande o racismo e o preconceito no nosso país. É inaceitável convivermos ainda hoje, com esse tipo de situação. Todos somos somos iguais perante a lei. Minha intenção com essa proposta é que nossas crianças aprendam sobre igualdade e respeito, e assim se tornem cidadãos de bem”, pontuou.  

De acordo com o projeto apresentado pelo parlamentar, serão campanhas educativas, por meio de folhetos, informativos, vídeos, áudios, anúncios no sistema de som em eventos esportivos e culturais (durante o intervalo). Também assegura a divulgação do número dos órgãos de denúncia contra o racismo, através de cartazes fixo ou temporário, entre outros.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revelam que mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos. Embora a Constituição Federal e a Lei do Racismo tenham sido marcantes na defesa da igualdade, ainda é possível ver e saber de inúmeros casos de preconceito e racismo mundo à fora.

Selo Amazonas pela Promoção da Igualdade Racial

O Projeto de Lei cria ainda o Selo Amazonas pela Promoção da Igualdade Racial. Somente receberão o selo, os estabelecimentos e eventos que comprovarem a realização da campanha.

Roberto Cidade destaca que a criação do Selo é uma forma de estimular e incentivar o combate ao racismo, bem como, conscientizar as pessoas sobre a igualdade entre os povos.

“Sabemos que não é fácil mudar o comportamento do ser humano, conscientizar as pessoas sobre o respeito às diferenças seja de cor, raça, ideias,religião, é um dos passos para a mudança de pensamento e de comportamento. Não podemos mais aceitar o racismo, o preconceito e toda forma de opressão”, finalizou.

O PL aguarda parecer na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Serviço

As denúncias contra racismo, podem ser feitas no Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops), que fica no prédio da Delegacia Geral da Polícia Civil, na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, em frente ao Sambódromo.

A unidade funciona no horário comercial, das 8h ‪às 18h‬, e atende por meio do telefone ‪(92) 3214-2268‬.

Foto: Evandro Seixas

Publicidade

Leia mais

Serviços gratuitos são oferecidos no Dia de Cooperar em Manaus

elayne

Tudo o que você precisa saber pra ter uma vida sexual incrível na menopausa

elayne

Prefeitura dá início à ‘Campanha Agosto Lilás’ na zona Norte da cidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais