Conexão Amazônica
GERAL

Cidade propõe Serviço de Atendimento Móvel para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Publicidade

O deputado Roberto Cidade (PV) apresentou um Projeto de Lei que cria o Serviço de Atendimento Móvel para identificar, de forma precoce o câncer infantojuvenil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença no Brasil já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 1 a 19 anos.

De acordo com o autor do projeto, os métodos de tratamento garantem altos índices de cura. “Segundo dados do Inca, crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados”, pontuou.

O PL chama a atenção para os pais ou responsáveis ficarem sempre atentos a patologias que não somem, pois os sintomas se assemelham a outras doenças infantis.

“Caso não haja melhora do paciente num prazo de 07 à 10 dias, os pais devem buscar atendimento médico novamente, para possibilitar uma análise mais aprofundada das causas e a realização de exames laboratoriais ou radiológicos”,diz um trecho do projeto.

Os principais sintomas da doença são: dores de cabeça pela manhã, vômitos, nódulos no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não se curam, dores nas pernas que impossibilitam as atividades da criança, manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintas vermelhas, entre outros sintomas.

A propositura vai para análise das comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Fotos: Evandro Seixas

Publicidade

Leia mais

‘Não briguei com o presidente da Anvisa’, diz Bolsonaro

elayne

Seringueiros da Amazônia garantem renda de R$ 441 mil com borracha nativa

elayne

IEDi Academy lança MBA on-line para aprimorar segurança dos pacientes no AM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais