Conexão Amazônica
SAÚDE

Cientistas identificam novo coronavírus de origem canina transmissível a humanos

Publicidade

Um novo coronavírus de origem canina foi identificado pelos pesquisadores norte-americanos. As amostras foram detectadas na Malásia, mas ainda não é possível saber se esse vírus pode se replicar no corpo, causar doenças ou ser transmitido entre pessoas.

Se confirmado como um patógeno, pode representar o oitavo coronavírus único conhecido por causar doenças em humanos.

De acordo com o La República, a pesquisa foi iniciativa do epidemiologista Gregory Gray, da Duke University. Entre 2017 e 2018, o especialista e sua equipe coletaram amostras da mucosa nasal de pacientes com pneumonias recorrentes em um hospital da Malásia. Oito deles apresentavam vestígios de coronavírus canino no trato respiratório superior.

O cientista chegou a pensar que se tratava de um erro e enviou as amostras para a virologista Anastasia Vlasova, uma especialista mundial em coronavírus animais da Ohio State University, que confirmou que era esse vírus.

“Nossas descobertas ressaltam a ameaça à saúde pública dos CoVs animais e a necessidade de conduzir uma melhor vigilância para eles”, destacam os cientistas em artigo acadêmico.

Publicidade

Leia mais

Mais de 15 mil médicos participam do Revalida hoje

elayne

Estudantes da Faculdade Santa Teresa participam do projeto “Plantão Psicológico” em escolas públicas de Manaus

Daly Ruiz

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem usuárias do Parque Riachuelo e Nova Floresta até esta sexta-feira, 20/10

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais