Conexão Amazônica
GERAL

Cimes, da Prefeitura de Manaus, irão oferecer atendimento multidisciplinar a alunos da educação especial

Publicidade

Os Centros Integrados Municipais de Educação (Cime), da Prefeitura de Manaus, irão oferecer atendimento multidisciplinar aos alunos da educação especial, a partir do mês de agosto. Nesta segunda-feira, 21/6, equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) visitaram o Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste, que será o primeiro a receber o projeto.

O objetivo é fazer a descentralização da logística, bem como o atendimento ao público-alvo, no que se refere à avaliação psicossocial e o trabalho de intervenção com a equipe multiprofissional, composto por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, a prefeitura aproveitou sugestões de gestores e agora vai poder acolher crianças com deficiência em diferentes bairros de Manaus. “O trabalho realizado pelo nosso centro André Vidal vai se espalhar por toda a cidade, por meio desse módulo que nós estamos criando nesses Cimes. Para o prefeito David Almeida, é fundamental a participação de todos nesse processo de inclusão de crianças da educação especial”, afirmou o secretário.

Visitas
As visitas aos Cimes, que são realizadas pela Gerência de Educação Especial (GEE) e direção do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, devem ocorrer até sexta-feira, 25/6.

Para a gerente da Educação Especial da Semed, Francemary Maia, o procedimento será uma forma de atender os pais ou responsáveis, que terão à disposição um local próximo de suas residências.

“A iniciativa foi da gestora do Cime do Gilberto Mestrinho. Essa ampliação é um verdadeiro processo de inclusão, nós vamos dar oportunidade aos alunos que não conseguem ter uma aprendizagem satisfatória dentro da escola, porque têm um impedimento para isso. É muito importante essa questão da inclusão, pois vamos evitar repetência, discriminação, preconceito das nossas crianças que têm uma determinada deficiência”, comentou.

A diretora do CMEE, Reni Formiga, afirmou que a visita foi para conhecer de perto a área física do primeiro anexo do Centro. “Nós temos um grande objetivo, que é colocar o nosso primeiro centro pioneiro da educação especial, onde se visa à descentralização do atendimento do grande centro, que é o CMEE. Isso facilitará a logística dos pais, bem como vai fortalecer o processo de inclusão e atendimento do público-alvo da modalidade. Nós iremos fazer o mapeamento em todos os Cimes,  para verificar a possibilidade de criação dos anexos. O Cime Artur Virgílio já está concretizado para atender essa grande clientela”, comentou.

A gestora do Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, Janaína Moraes Medeiros dos Santos, explicou como o trabalho será realizado.

“O Cime tem uma clientela muito grande, e alguns precisam de um atendimento especializado. Seremos o pioneiro, onde nós iremos trabalhar com a equipe multidisciplinar e contemplar os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O CMEE tem a preocupação de trabalhar também com essas crianças, juntamente com a família, sendo que nós, da escola, atuaremos de forma colaborativa no processo de ensino aprendizagem”, contou.

Jardim
A meta é disponibilizar um profissional de cada área da equipe nos referidos anexos. Além disso, também será implantado o Jardim Sensorial, que conta com uma pista tátil com nove tipos de diferentes pisos, para estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo,  além do equilíbrio e propriocepção das crianças. Serão beneficiados com isso alunos com deficiência Sensorial, Intelectual, Física, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e  superdotação.

Atualmente, a rede municipal de ensino atende mais de 6 mil alunos com algum tipo de deficiência.

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Cleomir Santos/Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeitura prorroga edital de credenciamento para instituições que realizam serviços socioassistenciais

elayne

Intérpretes de Libras celebram repercussão positiva nas lives

elayne

Governo do Amazonas entrega alimentos à instituição socioassistencial que atende pessoas em vulnerabilidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais