Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Cirurgião plástico explica cuidados essenciais no procedimento de cirurgia de pálpebras

Publicidade

Em 2022, o Brasil foi o líder mundial em procedimentos de blefaroplastia, com 201.396 cirurgias realizadas

A blefaroplastia, mais conhecida como cirurgia de pálpebras, é um procedimento estético que tem ganhado popularidade nos últimos anos, tanto por motivos estéticos quanto funcionais. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2022, o Brasil foi o líder mundial em procedimentos de blefaroplastia, com 201.396 cirurgias realizadas, seguido pelos Estados Unidos, com 104.214, e o total mundial de 1.409.103 procedimentos.

A blefaroplastia é uma cirurgia que visa remover o excesso de pele e, em alguns casos, bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores. O cirurgião plástico Renan Gil explica que a cirurgia pode ser realizada para corrigir problemas tanto estéticos quanto funcionais.

“O excesso de pele nas pálpebras, por exemplo, pode prejudicar o campo de visão do paciente, tornando a cirurgia necessária para melhorar a visão. Esteticamente, a remoção do excesso de pele ajuda a combater o aspecto de um olhar cansado, proporcionando um rejuvenescimento do olhar”, pontua.

Cuidados com a escolha do profissional

Por ser uma área delicada e próxima aos olhos, é fundamental procurar um profissional habilitado para a realização da blefaroplastia. O ideal é que o paciente busque um cirurgião plástico ou oftalmologista especializado em oftalmoplástica, para garantir que o procedimento seja feito com a maior precisão possível.

De acordo com o médico, qualquer erro, mesmo que mínimo, pode resultar em complicações sérias, como o ectrópio (quando a pálpebra se vira para fora) ou lagoftalmo (dificuldade para fechar completamente os olhos).

“A blefaroplastia pode ser realizada em ambiente clínico, sob anestesia local. Ele destaca que, antes da cirurgia, o paciente deve passar por exames pré-operatórios para garantir que está apto para o procedimento. Para pacientes com comorbidades, a cirurgia pode ser realizada em ambiente hospitalar, com sedação administrada por um anestesista. A duração da cirurgia é geralmente curta, e o paciente pode ir para casa no mesmo dia”, destaca.

Pós-operatório

O especialista observa que o pós-operatório da blefaroplastia exige cuidados específicos para garantir uma recuperação tranquila. Durante as primeiras semanas, é recomendado evitar exposição ao sol e ao calor, bem como o contato com vapores de alimentos, como os de cozinhas. Compressas frias podem ajudar a aliviar o desconforto, e colírios lubrificantes são prescritos caso o paciente sinta ressecamento ocular.

“A recuperação é relativamente rápida, com os pontos sendo retirados após uma semana. Após esse período, o paciente já pode retornar às suas atividades cotidianas, desde que evite esforços físicos intensos ou exposição ao sol. O resultado final da cirurgia é observado após três meses, quando o edema desaparece completamente. A cicatrização da pele pode levar até um ano, e muitos pacientes notam melhorias significativas no campo visual e na aparência do olhar já após 15 dias”, detalha Gil.

Embora a blefaroplastia seja um procedimento seguro, existem alguns riscos associados, principalmente relacionados à técnica cirúrgica. Além do ectrópio e lagoftalmo, reações alérgicas à anestesia ou outras complicações inesperadas também são possíveis, embora raras.
Renan Gil enfatiza que não há uma idade específica para a realização da blefaroplastia. A indicação depende do excesso de pele e das bolsas de gordura nas pálpebras, que podem variar conforme a pessoa.

“Em geral, pacientes que apresentam alteração no campo visual devido ao excesso de pele ou que buscam um rejuvenescimento no olhar, independentemente da idade, podem se beneficiar da cirurgia. O importante é que o paciente passe por uma avaliação com um profissional especializado para determinar a necessidade do procedimento”, explica.

Ainda de acordo com o médico, a blefaroplastia é uma cirurgia eficaz para melhorar tanto a aparência quanto a função das pálpebras. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, exige cuidado e a escolha de um profissional qualificado.

“Com os cuidados adequados no pós-operatório, a maioria dos pacientes consegue alcançar um resultado satisfatório e duradouro, com a melhoria da qualidade de vida e do campo visual. Se você está pensando em realizar a blefaroplastia, é fundamental consultar um cirurgião plástico ou oftalmologista especializado e seguir as orientações para garantir o sucesso da cirurgia e uma recuperação tranquila”, conclui.

Publicidade

Leia mais

Millennium anuncia vencedores da promoção de Dia dos Namorados

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus chega a mais de 3,6 milhões de metros quadrados licenciados com Habite-se

elayne

Informe epidemiológico da Prefeitura de Manaus atualiza números de casos de arboviroses

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais