A empresa destaca as iniciativas de impacto socioeconômico na região amazônica que vem promovendo o desenvolvimento há mais de três décadas
A Coca-Cola Brasil, que faz parte do Polo Industrial de Manaus (PIM), apresenta suas ações de impacto sustentável na região durante a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM). Há 33 anos, a empresa vem implementando importantes iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e sustentável na região amazônica.
A FesPIM, que teve início no dia 7 e segue até hoje, 9 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, mostrar a relevância do PIM para o desenvolvimento econômico do país, defendendo a utilização correta dos recursos naturais. O evento é organizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam).
A Coca-Cola Brasil vem desenvolvendo iniciativas que abrangem desde a preservação da floresta e valorização dos povos e territórios tradicionais, até a adoção responsável de tecnologias sustentáveis. Esse compromisso é destacado pelo diretor de Relações Governamentais da empresa, Victor Bicca.
“Como principal exportadora do Polo Industrial de Manaus, a Coca-Cola Brasil adota um modelo de agroindústria sustentável que potencializa cooperativas e associações locais, promove práticas de manejo do fruto do guaraná de maneira sustentável e melhora a logística e a segurança do trabalho dos produtores. Essas ações são realizadas por meio do programa Olhos da Floresta que, desde 2016, impulsiona a cadeia do guaraná e beneficia mais de três mil pessoas vinculadas à cultura do fruto na região”, destaca o diretor.
A Coca-Cola Brasil marca presença durante os três dias da FesPIM em Brasília, com um estande que apresenta ao público diversas iniciativas, entre elas, o programa Olhos da Floresta. Por meio dele, a Coca-Cola Brasil está presente em 90% das áreas produtivas do guaraná no Amazonas, abrangendo 19 municípios e 124 comunidades. O programa tem favorecido a geração de emprego e renda para as famílias que vivem nas áreas de floresta no interior do estado e que contribuem de forma significativa para a proteção desse bioma. No estande, visitantes poderão experimentar bebidas da empresa – como Fanta Guaraná, Tuchaua e Kuat – todas feitas com 100% de guaraná amazonense.
De acordo com Victor Bicca, a Coca-Cola Brasil desempenha um papel significativo no fortalecimento econômico local na região amazônica, gerando mais de 14 mil empregos diretos e indiretos na capital e no interior. A empresa também investe em diversas iniciativas culturais e sociais, como o Festival Folclórico de Parintins. Adicionalmente, a empresa tem um compromisso ativo com o combate à fome e promove projetos de sustentabilidade e responsabilidade social. Um exemplo é o projeto “Água + Acesso”, que fornece água tratada para comunidades ribeirinhas no Amazonas.
SOBRE O SISTEMA COCA-COLA
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além das marcas Verde Campo e a Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 57 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer, cada vez mais, opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.