*Acessibilidade Comunicacional*
Para tornar a experiência ainda mais inclusiva, Wagner Moreira, produtor cultural do projeto, apresentou os QR Codes acessíveis às obras, que oferecem audiodescrição detalhada de cada uma delas. Essa iniciativa visa promover uma exposição acessível, facilitando o entendimento e a apreciação das obras por pessoas cegas, além de beneficiar idosos, disléxicos e outros públicos que buscam uma compreensão mais aprofundada da arte.
_“Esse recurso de audiodescrição por QR Code é especialmente importante para pessoas cegas, permitindo que elas tenham uma experiência mais completa e sensorial das obras. Contudo, seu uso também enriquece a visita de outros grupos, promovendo uma inclusão verdadeira e ampliando o acesso à cultura”, explicou Wagner Moreira._
O projeto “Coexistência” é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal (Edital nº 07/2023 – Conec – Fomento às Artes e Cultura), na modalidade Artes Visuais, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). A iniciativa reforça o compromisso de democratizar o acesso às manifestações artísticas e promover a inclusão social através da arte.
*Ficha Técnica*
Artista: Nicholas Adriano
Produtor Executivo/Curadoria: Yghor Palhano
Produtor Cultural: Wagner Moreira
Assessoria de Imprensa: Cultura Amazônica
Serviço de Áudiodescrição: Marcelo Aguiar
Assistente de produção: Henrico Batista
Fotografia/Designer: Cultura Amazônica
Edital/ Apoio: Lei Paulo Gustavo – Governo Federal – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
Fotos: Yghor Palhano