Conexão Amazônica
DESTAQUEMANAUS

Com apoio da prefeitura, Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa define propostas para fortalecer políticas públicas em Manaus

Publicidade

A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) foi encerrada, na terça-feira, 29/4, sendo um marco na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à população idosa de Manaus. Promovida pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), a conferência reuniu mais de 500 participantes no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul da cidade.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento teve como objetivo principal promover a reflexão, discussão e avaliação das políticas públicas destinadas às pessoas idosas na capital amazonense. A programação contou com palestras, eixos temáticos, grupos de trabalho e apresentações culturais.

Durante os dois dias de evento, os participantes se dividiram em cinco eixos temáticos que nortearam os debates: financiamento das políticas públicas, saúde e cuidado integral, enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, fortalecimento dos Conselhos de Direitos e participação social. As 25 propostas definidas na conferência serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência, com vistas à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para acontecer de 5 a 8 de novembro, em Brasília (DF). Além de eleger 40 delegados que seguirão para a etapa estadual. 

O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destacou o compromisso da gestão municipal com a população idosa e a importância de criar ambientes de escuta e deliberação.

“Como determinado pelo prefeito David Almeida, estamos investindo na construção de políticas públicas eficazes, humanizadas e inclusivas. A conferência é um espaço essencial de participação democrática, onde conseguimos ouvir diretamente os idosos, conselheiros e profissionais para avançarmos ainda mais na garantia de direitos”, afirmou.

Um dos destaques da conferência foi a presença do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco, que ministrou a palestra magna do evento e acompanhou as discussões durante os dois dias de conferência.

“Essa conferência foi extremamente significativa. Saio de Manaus com a sensação de dever cumprido, após dias de intensos debates e ampla participação social. A capital amazonense dá uma lição ao Brasil sobre como deve ser conduzida a política pública voltada à pessoa idosa nos próximos anos”, afirmou o presidente do CNDPI.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Maia Ferreira, ressaltou a urgência de garantir que as políticas públicas estejam alinhadas às reais necessidades da população idosa.

“Formulamos ótimas propostas na conferência. E mais do que nunca, é necessário repensar e fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, garantindo acesso à saúde de qualidade, segurança, dignidade e oportunidades reais de participação social. Esta conferência exerceu um papel fundamental ao abrir caminhos para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora para todas as gerações”, concluiu a presidente. 

Raimunda Alencar, 68, representante da associação “Caminhada do Japiim”, que atua há 20 anos em defesa da pessoa idosa, destacou a importância do evento.

“Foi uma experiência enriquecedora. Aprendi mais sobre como cuidar da pessoa idosa e compreender melhor suas necessidades. Há muito tempo não tínhamos uma conferência tão bem organizada como esta”, afirmou a idosa. 


Texto – Fábio Simões / FDT
Fotos – Paula Pessoa/ FDT

Publicidade

Leia mais

Universidade realiza palestra sobre Cidade e democracia nesta sexta-feira (26)

elayne

Em Manicoré, Governo oferece cursos para profissionalização de produtores rurais de cooperativas e associações

elayne

Roberto Cidade incentiva contratação de mães solo por meio de Projeto de Lei

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais