Conexão Amazônica
SAÚDE

Com avanço da vacinação, mercado de Análises Clínicas volta a contratar

Publicidade

Durante o período mais grave da pandemia, cirurgias eletivas e procedimentos considerados de rotina foram suspensos em algumas unidades de saúde de Manaus e de outras cidades do Brasil. Por esse motivo, exames tiveram queda de 20% na rede pública, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, com o avanço da vacinação e a volta à quase ‘normalidade’, as redes de saúde pública e privada veem alta na procura de diagnósticos e análises clínicas, o que também aumenta o número de contratações no setor.

Um dos profissionais mais requisitados na área é o técnico em análises clínicas. Porém, é preciso estar bem preparado para não perder as oportunidades surgidas, e uma boa formação é essencial para conquistar uma vaga.

Publicidade

“No cenário da crise, diversas profissões se destacaram no combate à doença, dentre elas, o técnico em análises clínicas. Esse profissional atua em todos os processos de execução de exames e testes rápidos. Do atendimento à triagem, da coleta do material às fases posteriores de análise”, explica Cláudio Fernandes, professor do curso técnico em análises clínicas do Centro de Ensino Técnico (Centec).

Formação e mercado

Para quem deseja trabalhar nesta área, a formação profissional faz toda diferença, daí a importância de buscar por uma instituição com credibilidade no mercado educacional. No Centec, o curso técnico em análises clínicas tem carga horária de 1.440 horas (18 meses). A escola está equipada com um moderno laboratório de saúde e dispõe de profissionais especializados para a formação de seus alunos, que ainda contam com uma agência de estágios que os encaminha para as melhores oportunidades.

De acordo com o site Vaga, especializado em oportunidades de emprego, a média salarial para essa profissão é de R$1,6 mil, podendo chegar a R$2 mil. “O mercado de trabalho está passando por diversos avanços devido à pandemia. Os laboratórios em Manaus estão se modernizando e contratando esse profissional para trabalhar desde agora. Por isso, quem deseja aproveitar esse momento precisa buscar a qualificação profissional”, alerta o professor Cláudio Fernandes.

Fotos: divulgação

Publicidade

Leia mais

Covid-19 muda festejos pelo Dia das Mães e divide famílias

elayne

Câncer Bucal: dentista alerta sobre os principais sintomas da doença

elayne

Prefeitura de Manaus registra aumento no número de vacinados contra a Covid-19  nos primeiros dias do ano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais