Conexão Amazônica
GERAL

Com obras avançadas, prefeitura prepara entrega do parque Amazonino Mendes no aniversário da cidade

Publicidade

Com o avanço da empreitada e o verão amazônico contribuindo com tempo firme para dias de intensa produção no canteiro de obras, a Prefeitura de Manaus planeja entregar a primeira etapa do parque Amazonino Mendes, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, entre as zonas Leste e Norte, como presente de aniversário da capital, no dia 24 de outubro.

O prefeito David Almeida havia anunciado a entrega e a obra segue em ritmo acelerado. A etapa a ser inaugurada no aniversário da cidade tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada até ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e play pet.

Publicidade

Também estará contemplado nessa entrega para outubro o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que terá 626,20 metros quadrados  de área construída, contando com recepção, consultórios, farmácia, enfermagem, administração, rouparia, direção, espaço de convivência, copa e banheiros.

“A primeira etapa está com cronograma para ser entregue no dia do aniversário de Manaus. A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, está com licitação sendo concluída ainda esta semana e esperamos que, até o final do mês, o prefeito David Almeida assine a ordem de serviço para início dessa construção. O projeto arquitetônico do parque é do Implurb”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

A intervenção da prefeitura vai dar aos bairros do Novo Aleixo e Tancredo Neves uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear dessa escala na capital.

Planejado para ser um espaço multigeracional, que atenda a todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um play pet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

As calçadas do parque terão a caixa viária regularizada e serão dotadas de passeios, guias, sarjetas, sinalização horizontal e vertical, bem como de dispositivos de microdrenagem e acessibilidade universal (rampas, faixa de pedestre e pontes de interligação).

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos: Clóvis Miranda / Semcom

Publicidade

Leia mais

Fraude no Farmácia Popular: PF cumpre mandado de prisão em Manaus

elayne

Pacientes bariátricos rendem homenagens a Sidney Chalub pelo resgate a autoestima e saúde

elayne

Projeto Orla Limpa retira cerca de 2 toneladas de lixo do entorno do Rio Negro

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais