Conexão Amazônica
SAÚDE

Com recrudescimento da Covid, SES-AM abre novos leitos em hospitais

Publicidade


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está ampliando os leitos exclusivos para Covid-19 e reorganizando os serviços da rede de saúde para o novo momento de recrudescimento da pandemia no estado. Além de destinar 80% do Hospital Platão Araújo para Covid-19, a secretaria está reabrindo leitos em outras unidades.

De acordo com o Boletim Diário da Covid-19, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), entre os dias 1º e 25 de dezembro, o número de internados saiu de 461 para 742, em aumento de 61%. O Governo trabalha a rede para receber a maior pressão nos próximos 20 dias, quando a pandemia deve atingir um novo pico no estado.

Com mais de 92% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 ocupados, o hospital de referência Delphina Aziz operando no limite e a rede de emergência pressionada com o aumento dos casos, o Governo deu início à terceira fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19, na qual estão sendo implantados 297 leitos – 63 de UTI e 234 clínicos – em hospitais e prontos-socorros da rede estadual e rede complementar.

Desde sexta-feira (25/12), o hospital Platão Araújo também passou a ser referência para Covid-19, com 53 leitos clínicos e 11 de UTI já destinados exclusivamente para essa finalidade. Neste fim de semana, outros leitos Covid-19 estão sendo incorporados à unidade com a transferência de pacientes de outras causas para o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). O hospital federal, por enquanto, não abre leitos Covid-19, mas vai absorver os pacientes dos prontos-socorros que estão internados por outras causas.

O planejamento para o HUGV foi redefinido no sábado entre o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, e a direção do hospital, em reunião que teve ainda a participação, por telefone, do general da reserva Oswaldo de Jesus Ferreira, presidente nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais universitários no Brasil. O Governo Federal deverá dar suporte com a contratação de recursos humanos e o Governo do Estado ajuda com insumos, como medicamentos.

Ao absorver pacientes de outras causas, o HUGV abre espaço para novos pacientes Covid-19 nas unidades de urgência e emergência, como os Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) Platão Araújo, 28 de Agosto e João Lúcio Machado, que são a porta de entrada na rede para os infectados pela doença, ao lado dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Essa já é a terceira fase do Plano de Contingenciamento, na qual estamos abrindo mais dez leitos de UTI no Delphina Aziz, completando os 150 planejados e abrindo novos leitos em outros hospitais”, disse Marcellus Campêlo.

De acordo com ele, a rede de saúde possui leitos para atender à demanda da Covid-19, e estes estão sendo incorporados conforme aumenta a taxa de ocupação. Nos últimos dois meses, o Delphina Aziz dobrou de 70 para 140 o número de leitos de UTI.

Marcellus Campêlo também esteve com a equipe da assistência nos hospitais da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e na Fundação Centro de Controle de Oncologia (Fcecon), onde também estão sendo abertos leitos exclusivos para Covid-19.

Na FMT-HVD, o governo reformou parte do Hospital Dia, que estava fechado, e está implantando nos próximos três dias no local 20 leitos de UTI adulto, sete de UTI infantil, e 40 leitos clínicos para atender exclusivamente pacientes com HIV, tuberculose e outras doenças infectocontagiosas que contraírem a Covid-19.

Seguindo a mesma lógica, a FCecon está destinando cinco leitos de UTI e 18 leitos clínicos para tratar pacientes oncológicos com a Covid-19. Outros hospitais que estão destinando leitos para Covid-19 ou para retaguarda dos prontos-socorros são a maternidade Ana Braga, o Instituto da Criança do Amazonas (Icam), o Hospital Adriano Jorge, o Hospital Beneficente Português e o Hospital Geraldo da Rocha.O Governo do Estado também está discutindo com o Governo Federal a possibilidade de implantação de um hospital de campanha e, ao mesmo tempo, trabalhando para credenciar novos leitos na rede privada para atender à demanda da rede pública.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

Publicidade

Leia mais

Prevenção e tratamento de infecção de sítio cirúrgico é tema de palestra na Maternidade Dr. Moura Tapajóz

elayne

Prefeitura forma brigada de combate ao caramujo africano

elayne

Pesquisa indica possibilidade de barrar transmissão da malária no país

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais