Governo Federal auxilia com suprimentos e envio de equipes do Ministério da saúde
Desde o dia 13 de maio, o estado do Amapá vive um momento de emergência, provocado pelo surto de síndromes gripais e Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A Marinha do Brasil enviou dois tanques com 12 mil toneladas de oxigênio e outros equipamentos essenciais para atender a rede pública hospitalar do estado.
O navio com os insumos saiu do Pará neste domingo (21) e deve chegar no porto de Santana, a 17 quilômetros da capital, nesta terça-feira (23). Todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), a SRAG pode ser causada pelo coronavírus, e também por complicações respiratórias, causadas por pneumonia e outras infecções.
Com o aumento e agravamento dos casos da síndrome no estado, o sistema hospitalar não está dando conta de suprir a necessidade dos pacientes acometidos.
O Governo Federal já enviou equipes do Ministério da Saúde, e também está auxiliando com os suprimentos de oxigênio, entre outros equipamentos médicos necessários.
Segundo o governo do estado Amapá, nos hospitais públicos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas, e quatro mortes de crianças com sintomas gripais, incluindo um bebê de 3 meses de idade, fora registradas na quinta-feira (18), em Macapá, no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que está previsto para chegar até a terça-feira (23), um reforço de oxigênio, que vai ser utilizado em novos leitos criados no Hospital Universitário (HU) de Macapá, para ajudar na demanda de pacientes.
Foto: Divulgação
Fonte: EM TEMPO