Conexão Amazônica
GERAL

Comissão de Saúde discute ações de combate ao coronavírus no Amazonas

Publicidade

O reforço urgente no número de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva(UTIs) no estado, para o tratamento aos pacientes com covid-19, foi destacado pela presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada Mayara Pinheiro (PP), durante reunião online realizada nesta sexta-feira (17).

A parlamentar enfatizou ainda que já foram enviados diversos ofícios à Secretaria Estadual de Saúde (Susam) cobrando explicações sobre o plano de combate ao coronavírus, inclusive com a apresentação de dois requerimentos nesta semana pedindo o aumento no número de leitos do Delphina Aziz para funcionamento em tempo integral e também a urgência na abertura do Hospital Nilton Lins.

Publicidade

“Desde o início dessa pandemia, a Comissão de Saúde tem cumprido o papel pedindo respostas à Susam sobre a administração do Delphina e transparência sobre as ações desenvolvidas para o enfrentamento da covid-19, e não tivemos as explicações necessárias. Precisamos saber com urgência desse planejamento, para ajudarmos e contribuirmos com soluções efetivas”, ressaltou Mayara.

Outro ponto lembrado pela deputada e pelas pessoas presentes na reunião foi a proteção aos profissionais que estão na linha de frente de combate à doença. O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jorsinei Dourado, falou sobre a importância de proteger estes profissionais de saúde com a disponibilização de locais de isolamento para essas pessoas, a fim de evitar o afastamento de médicos e enfermeiros.

“Pedimos o apoio da Assembleia Legislativa porque é fundamental cuidarmos da saúde destes trabalhadores responsáveis pelos atendimentos destes pacientes. Por isso, o uso de hotéis como áreas de isolamento é fundamental”, afirmou Jorsinei.

“Muito interessante essa ideia do MPT, inclusive já coloquei minhas emendas à disposição para aplicarmos este isolamento aos profissionais da área. Apresentei ainda um Projeto de Lei, o qual autoriza o Executivo a requisitar administrativamente propriedades privadas, para viabilizar o cumprimento de quarentena, isolamento e demais tratamentos médicos não invasivos”, ressaltou a deputada.

A questão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foi discutida no encontro virtual. De acordo com o reitor da Universidade Estadual do Amazonas(UEA), Dr. Cleinaldo Costa, 75 médicos vão ter a formatura antecipada e a instituição já produziu 16.000 kits de EPIs e 4.500 litros de álcool em gel.

“Esses produtos são para os profissionais que estão nos hospitais e fazem esse atendimento em todo o estado. Estamos trabalhando e buscando parcerias para aumentar nossa produtividade para 2.000 kits de EPIs por dia, e dessa forma atender toda a demanda “, explicou Cleinaldo.

Participaram ainda da reunião, os membros titulares da Comissão de Saúde, deputados Dr. Gomes (PSC) e Wilker Barreto (Podemos), os integrantes suplentes deputada Alessandra Campêlo (MDB) e Dermilson Chagas (sem partido), deputado Delegado Péricles (PSL), além de representantes dos Ministérios Públicos do Estado e Federal, Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Hospital Getúlio Vargas, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, e das classes médicas como o Dr. José Bernardes , presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Publicidade

Leia mais

Pesquisa mostra como paternidade desafia homens negros

elayne

Recém-aposentados são homenageados pela prefeitura em programa de acolhimento da Manausprev

elayne

Produtor rural tem crédito de R$ 80 milhões disponíveis no Plano Safra do Banco da Amazônia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais