Conexão Amazônica
SAÚDE

Como as bactérias se tornam resistentes a antibióticos?

Publicidade

Futurando retrata o esforço médico na busca por novos medicamentos

Por que as bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos? Elas se multiplicam através da divisão celular, mas, às vezes, ocorre um erro nesse processo, dando origem a patógenos mutantes. Sem as bactérias normais, eliminadas pelos antibióticos existentes, esses patógenos não têm concorrência e conseguem se reproduzir livremente.

Esta edição do Futurando explica também como é possível evitar o aumento da resistência a antibióticos, muitas vezes provocado pelo uso indiscriminado desse tipo de medicamento. Em 15 anos, o consumo de antibióticos cresceu 65%. Algumas das novas condutas adotadas por médicos incluem evitar antibióticos de amplo espectro e receitar medicamentos pelo menor tempo possível. O programa mostra os resultados dessa forma de terapia.

Com os patógenos cada vez mais resistentes, é importante buscar novos medicamentos. Uma pesquisadora estuda se microorganismos encontrados em manguezais da Indonésia podem ser fonte de substâncias para a elaboração de novos antibióticos.

Futurando investiga por que bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos

Futurando investiga por que bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos – divulgação/DW

Há alguma alternativa quando um paciente não reage mais a antibióticos? No leste europeu, o uso de bacteriófagos já está bastante disseminado, mas ainda é proibido na União Europeia. Trata-se de um tipo de vírus que se acopla a uma célula bacteriana e a elimina. O Futurando explica como funciona o tratamento.

Essa edição destaca ainda que há meses o Sars-Cov-2, o novo coronavírus, não sai das manchetes. Em todo o mundo, há cerca de 3 mil tipos de vírus classificados – e milhões ainda são desconhecidos. Esses germes microscópios não são considerados criaturas independentes. Precisam de células hospedeiras para se replicar. O Futurando explica esse processo.

Confira também uma entrevista com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que explica o trabalho da fundação em parceria com a OMS na busca por medicamento contra a Covid-19 e fala sobre a necessidade de coordenação política para lidar com a pandemia.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids

elayne

Casos de Covid-19 no Amazonas são divulgados pela FVS-AM, neste sábado (26/12)

elayne

Usuários, gestores e trabalhadores do SUS concluem pré-conferências distritais de saúde em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais