Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Como calcular a dose diária de água e evitar os perigos da desidratação?

Publicidade

Nutricionista explica como saber a quantidade ideal e os sinais de que o corpo precisa de hidratação urgente

Beber água é um ato simples, mas essencial para as saúdes do corpo e da mente. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem quanto deve ser o consumo diário. A desidratação pode causar desde dores de cabeça até prejuízos para a função renal. A nutricionista Manuela Marinho, responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, alerta sobre a importância de manter o organismo hidratado.

A necessidade de ingestão de água varia de acordo com peso, idade, nível de atividade física, clima e até mesmo o tipo de alimentação. No entanto, uma regra prática pode ajudar: quantidade de água (em litros) = peso corporal (kg) x 35 ml. Por exemplo, uma pessoa com 70 kg precisa de, aproximadamente, 2,45 litros por dia (70 x 35 = 2.450 ml). Quem pratica exercício físico ou vive em regiões muito quentes deve beber mais, assim como gestantes e lactantes, que possuem maior necessidade hídrica.

A desidratação costuma ser silenciosa. Alguns sinais comuns incluem: sede intensa constante; boca e lábios secos; urina escura e em pouca quantidade; dores de cabeça; fadiga e tontura; dificuldade de concentração e pele seca e pouco elástica. Nos casos mais graves, pode ocorrer queda de pressão, desorientação, taquicardia e até desmaios. Em crianças e idosos, a atenção deve ser redobrada, pois os sintomas são mais sutis.

A água é fundamental para o funcionamento de todos os sistemas do corpo, participando da digestão, circulação, regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e lubrificação das articulações. “Ela está presente em todas as reações metabólicas do nosso organismo. Quando negligenciamos o consumo adequado, comprometemos funções vitais e, até mesmo, os desempenhos físico e mental. Estar bem hidratado é um dos pilares básicos para manter a saúde em dia”, destaca Manuela Marinho.

Outras dicas compartilhadas pela nutricionista são: tenha sempre uma garrafinha por perto; use alarmes ou aplicativos de lembrete; acrescente limão, laranja ou hortelã para dar sabor; consuma frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e morango; e comece e termine o dia com um copo de água.

“Se hidratar não deve ser uma escolha, mas um hábito diário e consciente. Cuidar da saúde começa com pequenos gestos. E beber água, com certeza, é um dos mais importantes”, conclui a especialista.

Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE

Os serviços oferecidos para a população têm um valor acessível. Eles são: avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.

Foto: Freepik

Publicidade

Leia mais

Cursos de Marketing Digital Gratuitos: Guia Completo para Impulsionar sua Carreira

Elaine Marques

Aleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, por iniciativa do deputado João Luiz

Elaine Marques

Prefeitura de Manaus alerta aos vacinados nos mutirões de junho para prazos da segunda dose

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais