Conexão Amazônica
GERAL

Como resgatar o erotismo no casamento depois de ter filhos? Veja 7 dicas

Publicidade

“Quando temos filhos, há um encolhimento quase palpável de tudo ao redor: o diálogo diminui, o sexo se esvai, o tempo se apressa e a vida de antes parece um passado tão distante que a saudade nos atravessa de forma devastadora. E como as coisas são complexas e bonitas, há um tanto de amor e um tanto de dor morando junto com aquela nova família. Conseguir atravessar esse túnel de mãos dadas é um desafio enorme para os casais e seguir juntos depois da travessia também, porque é preciso ter disciplina para abrir mão das feridas abertas no processo.”

Assim a educadora parental Lua Barros, mãe de 4 e casada há 14 anos, escreveu em seu Instagram sobre o processo de manter o casamento depois do nascimento dos filhos. O tema foi discutido no episódio 46 do podcast Sexoterapia, que teve Lua como convidada. Veja a conversa completa no vídeo acima.

Publicidade

Segundo Ana Canosa, sexóloga e apresentadora do podcast, essa fase talvez seja a mais desafiadora na vida de um casal. “Temos que dar conta da prole, nos cobramos o tempo todo com o nosso ideal de maternidade, estamos doidas para resgatar um pouco da nossa autonomia e ainda temos que olhar para a relação — muitas vezes não sobra tempo pra isso”, diz.

Ana e Lua apontam alguns caminhos para a preservação ou para o resgate da vida erótica do casal:

1. Não deixe que o amor pelo seu filho exclua o seu parceiro. Tente preservar seu espaço de intimidade, a conversa (com temas outros que não apenas filhos) e a cumplicidade.

2. Busque outras fontes de prazer além da maternidade. O desenvolvimento dessa autonomia favorece sua autoestima e sua relação com o mundo exterior — tanto melhor para o erotismo.

4. Converse com sua parceria, diga do que gosta, do que sente falta. O canal de diálogo aberto é fundamental para atravessar as constantes reconstruções de um casamento.

3. Priorize o seu desejo sexual — não é preciso esperar para o momento perfeito, cenas eróticas e altos romantismos. Mesmo que simples e rápido, o sexo é importante para aguçar o desejo, trazer prazer físico e manter a intimidade com a parceria.

5. Procure resgatar as lembranças eróticas com a sua parceria, para que ela volte a ser a pessoa por quem você sentia tesão, e não apenas o pai ou a mãe dos seus filhos.

6. Busque combinados sobre a criação dos filhos com sua parceria, para que as pequenas questões do dia a dia não virem um cavalo de batalha, em que se está o tempo todo buscando a razão. A agressividade e a falta de sintonia acabam com o desejo.

7. Cobre e abra caminho para que seu companheiro divida com você as responsabilidades relacionadas à casa e à criação dos filhos: a admiração é um propulsor do desejo.

Para saber mais: Livros: Eu não nasci mãe (Lua Barros); Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas (Ruth Manus); Mães arrependidas (Orna Donath) Filme: Tully Podcast: Calcinha Larga (Spotify) Série: Mira lo que has hecho (Movistar).

Publicidade

Leia mais

UEA inicia tradução dos conteúdos pedagógicos com intérpretes de Libras

elayne

UNALE: Dep. João Luiz apresenta relatório semestral da Secretaria do Consumidor

elayne

Programa ‘English Manaus’ da prefeitura tem participação ativa de mais de 1,7 mil empreendedores

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais