Mais de 4 mil pessoas são beneficiadas com serviço; local recebeu mais de 8 mil metros de rede e CPAS.
Mais de quatro mil pessoas começam a ser beneficiadas com sistema de abastecimento de água tratada, na comunidade Itaporanga, zona Norte de Manaus. O local recebeu mais de oito mil metros de rede regular, além de um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que irá atender os moradores 24 horas, sem interrupções.
O sistema Itaporanga foi construído pela Águas de Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus, com o objetivo de assegurar que todas as famílias da comunidade tenham acesso à água tratada nas torneiras.
Moradora da comunidade há três anos, a dona de casa Girlene Buffon comemora a chegada do serviço. “Não tenho nem palavras para explicar a alegria de ter água em casa. Quando a água começa a sair da torneira, a gente fica muito feliz. É uma coisa nossa, e antes a gente não tinha isso, precisava regrar cada gota porque pegávamos em uma caixa da Associação de Moradores”, conta.
Para garantir que os moradores recebam saúde e melhoria na qualidade de vida através do saneamento, foi construído um CPAS de 200 metros de profundidade. A estrutura tem capacidade de produzir aproximadamente 82 mil litros de água, por hora. Todo líquido captado irá passar por tratamento para assegurar que os moradores recebam a água dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A comunidade também será contemplada com um reservatório com capacidade para 200 mil litros de água.
“Acompanhamos desde o início os trabalhos realizados aqui. No total já são mais de 85 localidades que na gestão do prefeito David Almeida receberam água de qualidade, beneficiando no total mais de 250 mil pessoas. Esse tem sido o diferencial do nosso trabalho que tem priorizado também as áreas mais vulneráveis de Manaus, a exemplo do que fizemos aqui”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira da Silva.
Equipes da concessionária estão percorrendo a comunidade para cadastrar as residências e garantir que todos tenham acesso à água potável por meio da estrutura instalada. Por se tratar de uma comunidade vulnerável, todos serão cadastrados na Tarifa Manauara, que concede desconto de 50% no valor da tarifa de água e esgoto.
“Estamos acompanhando o crescimento da cidade, em especial nestas áreas vulneráveis. Estudamos cada localidade para levar o saneamento e proporcionar melhorias na qualidade de vida e na saúde para estas pessoas. Incluir as famílias na nossa tarifa social é promover também dignidade”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.