Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

Comunidade no Parque Nacional do Jaú recebe, pela primeira vez, sistema de água potável com energia solar

Publicidade

Iniciativa já beneficiou diretamente mais de 5,6 mil pessoas com soluções sustentáveis para o abastecimento de água.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Coca-cola Brasil instalaram, pela primeira vez, um sistema de acesso à água potável na comunidade quilombola Tambor, localizada acima do Parque Nacional do Jaú, no município de Novo Airão (AM). A iniciativa beneficia diretamente 26 famílias, totalizando cerca de 130 pessoas, que agora passam a ter acesso seguro e regular à água de qualidade.

O sistema implantado utiliza a captação de água de poço subterrâneo, associada a um moderno filtro de tratamento e a um sistema de energia solar, assegurando o abastecimento sustentável da comunidade. A estrutura conta com um reservatório com capacidade para 5 mil litros, garantindo a oferta necessária para o dia a dia dos moradores.

Esta é a primeira ação da FAS em uma comunidade quilombola voltada para o acesso à água potável — um marco importante tanto para a instituição quanto para os moradores locais, que passam a ter melhores condições sanitárias e de saúde. Além disso, a FAS já prevê novos investimentos na região, com foco no desenvolvimento social.

A iniciativa faz parte do programa Água+Acesso, desenvolvido pela FAS e Coca-Cola Brasil, que, desde 2017, já beneficiou 37 comunidades tradicionais do Amazonas, impactando diretamente mais de 5,6 mil pessoas com soluções sustentáveis para o abastecimento de água.

“Antes, nós usávamos baldes e aparávamos água da chuva. Depois, veio uma bomba e melhorou um pouco, mas mesmo assim ela escangalhava [quebrava], e todo mundo voltava a buscar água com balde na cabeça. Agora vai melhorar, porque chegou um poço para nós; nossa água vai ser limpa e mais decente para beber”, relata Cleonice Lemos Brasil, moradora da comunidade.

O reconhecimento ao impacto do programa foi formalizado recentemente, quando a FAS recebeu o troféu “Unidos pelo País que Queremos”, uma iniciativa da Coca-Cola Brasil que celebra projetos de destaque na promoção de soluções concretas para os principais desafios socioambientais do país. A cerimônia foi realizada na nova sede da Casa Coca-Cola Brasil, em Brasília (DF). A premiação destacou justamente o trabalho da FAS à frente do programa Água+Acesso, implementado em diversas comunidades tradicionais da Amazônia.

“A chegada deste sistema representa não apenas a melhoria da qualidade de vida das famílias do Quilombo do Tambor, é um direito humano fundamental. Não estamos apenas levando infraestrutura, mas também reconhecendo o valor histórico, cultural e a resistência desses povos. Nosso trabalho é caminhar junto, respeitando os saberes locais e fortalecendo as bases para uma vida mais digna e sustentável”, destaca Valcléia Lima, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS.

Com esta entrega, a FAS reafirma o seu compromisso com o fortalecimento das comunidades tradicionais da Amazônia, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis que respeitam as especificidades locais e contribuem para a conservação da floresta.

Segundo Gustavo Biscassi, Diretor Sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola para o Brasil e o Cone Sul, para a Coca-Cola Brasil, alcançar os resultados esperados exige uma forte sinergia entre os setores público e privado, além do engajamento de instituições locais, que possuí profundo conhecimento das realidades e necessidades de suas comunidades. “Os resultados conquistados por nossos aliados e parceiros locais, que atuam diretamente nos territórios, têm sido expressivos e em constante crescimento. Essa colaboração é fundamental para gerar impacto real e atuar como um facilitador eficaz, promovendo transformações positivas em todo o país”, destaca Biscassi.

De acordo com o presidente da comunidade, Sebastião Almeida, a falta de água tratada para consumo era causa de doenças estomacais entre os moradores, principalmente nas crianças. Com o poço, essa realidade tende a mudar.

“Nós tirávamos água do rio e, na época do inverno, era uma água mais limpa. Mas, na seca, a água ficava suja e causava problemas no intestino das crianças. Os moradores estão muito felizes com o projeto, e quero agradecer, porque para eles é um sonho que está sendo realizado. Deixo meu agradecimento à FAS pela iniciativa e à Coca-Cola pela parceria”, declarou.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus libera alça do complexo viário Rei Pelé

elayne

Manaus recebe curso inédito de análise sensorial de queijos

elayne

Prefeito inaugura unidade de saúde na região com maior concentração indígena da área urbana de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais