Conexão Amazônica
CAPACITAÇÃODESTAQUE

Comunitários da RDS Piagaçu recebem capacitação para conservação de quelônios amazônicos

Publicidade

A Comunidade de Itapuru, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus, localizada em Beruri, recebeu o Curso de Monitoria e Manejo Conservacionista de Quelônios Aquáticos Amazônicos. A formação contou com a participação de 48 pessoas de 20 comunidade da Reserva e de uma unidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O Programa Quelônios da Amazônia (PQA) no estado, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA/AM) e da  Associação dos Moradores e Usuários da RDS Piagaçu Purus (AMEPP), promoveram a capacitação.

A formação foi realizada na sede da AMEPP. Os participantes puderam aprender na  aulas teóricas e práticas as técnicas de ecologia, protocolos  de coleta de dados, legislação ambiental, educação ambiental interativa, mudanças climáticas, vigilância comunitária e ações de fiscalização, bem como a história do Programa.

A capacitação visa fortalecer o manejo comunitário da fauna silvestre de forma sustentável, valorizando os conhecimentos tradicionais e conscientizando os participantes sobre o papel das comunidades na preservação e gestão do recursos naturais

Para Mayara Moraes, coordenadora regional do PQA no Amazonas, o curso simboliza a união de forças em prol da Amazônia:

“O Programa Quelônios da Amazônia no Amazonas é um exemplo vivo de que a conservação só acontece quando caminhamos juntos. Este curso representa mais um passo na união entre ciência, conhecimento tradicional e o compromisso de proteger espécies que fazem parte da história e do equilíbrio dos nossos rios. É dessa soma de esforços que nascem ações de conservação capazes de garantir um futuro para os quelônios, para a própria Amazônia e para as presentes e futuras gerações.”

De acordo com Raimundo Evangelista, gestor da RDS Piagaçu Purus, a proteção dos quelônios é essencial por razões ecológicas, econômicas e culturais:

“Eles têm papel importante na dispersão de sementes, no controle de organismos aquáticos e na manutenção do equilíbrio ambiental. Além disso, muitas comunidades ainda dependem desses animais para alimentação. Algumas espécies estão ameaçadas por caça ilegal, perda de habitat e poluição. Proteger os quelônios é proteger a própria biodiversidade da Amazônia.”

 

Programa Quelônios da Amazônia

Com 46 anos de atuação, o PQA é coordenado pelo IBAMA e integra ações de manejo, pesquisa, capacitação, educação ambiental e fiscalização. As atividades se estendem por toda a bacia do rio Amazonas e também pelo Araguaia/Tocantins, com foco em garantir um futuro sustentável que concilie a conservação da fauna aquática e o bem-estar das comunidades ribeirinhas.

Fonte: Divulgação Ibama-AM.

Publicidade

Leia mais

Morango do amor: entenda de que forma a guloseima pode danificar o seu sorriso

elayne

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

elayne

Primeira turma de moradores de comunidades ribeirinhas se forma em Turismo na Nilton Lins

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais