Conexão Amazônica
ECONOMIA

Conab divulga critérios de subvenção do Pirarucu que tem 8 milhões no Amazonas

Publicidade

O Setor de Gestão da Oferta da Conab no Amazonas divulgou Nota Técnica que apresenta o potencial de acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos a Produtos da Sociibiodiversidade – PGPMBIO que é uma Subvenção Direta ao Produtor Extrativista.

O superintende do órgão no Amazonas Serafim Taveira informou que na página da Companhia conab.gov.br pode ser encontrada toadas as informações de acesso e oportunidades existentes por produto e município. Ele explicou que só para o Pirarucu de Manejo o potencial específico é superior a 8 milhões de reais.” Em breve a regional realizará alguns eventos voltados ao público alvo e parceiros da Administração Pública e ONGs visando a implementação ações necessárias”, informou.

Publicidade

A Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) que garante um preço mínimo para produtos extrativistas ajudam na conservação dos biomas brasileiros como o açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha do Brasil, carnaúba, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão e umbu, e agora no Amazonas ganhou mais um componente, o pirarucu, o peixe considerado o Bacalhau da Amazônia que já o preço mínimo definido de R$ 7,83, baseado na pesquisa de mercado realizada na Regional do Amazonas em 2019 nos frigoríficos do Estado, vai ter a subven& ccedil;ão garantida.
PGPM-Bio
A PGPM-Bio objetiva fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuir com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas, garantido, inclusive, renda às populações que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reproduç&at ilde;o c ultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conheci mentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.
A Conab apoia a comercialização destes produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da Subvenção Direta a Produtos Extrativistas (SDPE), que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo.

Publicidade

Leia mais

Receita abre amanhã consulta a segundo lote de restituição de IR

elayne

Caixa vai lançar programa de financiamentos de até R$ 2 mil

elayne

Petrobras pagará nesta sexta segunda parcela dos dividendos de 2022

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais